TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento livro como falar em público

Por:   •  7/9/2016  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

  Item

Conteúdo

Referência

BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2011. 121p.

Capítulo 1

(pp. 10 - 14)

  Neste primeiro capítulo, o autor nos introduz ao assunto, ao explicar sobre como tem se tornado necessário falar em público no nosso cotidiano, e prova que fazê-lo bem não é um dom e sim uma habilidade que todos nós podemos conquistar ao longo do tempo.

  Logo após ele define o ato de falar para muitas pessoas comparando-o com a comunicação coloquial, e descrevendo sobre a persuasão envolvida nesse estilo de oratória.

  Por fim ele começa a contar a história de Tácito que será um caso que nos acompanhará pelo decorrer do próximo capítulo exemplificando sobre os tópicos do mesmo.

Capítulo 2

(pp. 15 - 38)

  O capítulo é dedicado inteiramente a uma ficção sobre a apresentação do projeto INOVAR, da Pakot Equipamentos e Embalagens S.A., onde um imprevisto acontece. O vice-diretor que deveria fazer a apresentação não pode comparecer, e sem um substituto preparado, a difícil tarefa acaba ficando sobre a responsabilidade de Tácito, um gerente de controle de qualidade. Logo, por falta de preparo, o gerente comete vários erros durante a apresentação.

  É através dessa situação, que o autor começa a designar alguns pontos importantes para a formação de uma boa apresentação em público:

  • A função estratégica da comunicação: É mais do que transmitir uma mensagem e informar, é persuadir, convencer, mostrar as vantagens daquilo que é apresentado.
  • Planejamento: É necessário que o apresentador tenha ensaiado, esteja preparado, e que haja um substituto para eventuais imprevistos.
  • Medo: Estar seguro de que conhece o assunto da apresentação é indispensável.
  • Ganchos: São atrativos necessários para prender a atenção do público, no entanto devem estar conectados, de algum modo, com o assunto discutido.
  • Falta de percepção: Ao adentrar o ambiente no qual o orador se apresentará, ele deve se atentar para o seu comportamento diante do público-alvo, pois isso pode afetar drasticamente a forma como o mesmo perceberá a apresentação.
  • Expressão verbal e corporal: Muito importantes para que os clientes obtenham o completo entendimento do assunto tratado, devem ser bem estruturadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com