TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

WAGNER ANTONIO DA SILVA

RA: 1141914

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Atividade no Portfólio

Batatais

2014

Minha escolha foi o Hino Nacional Brasileiro, que faz parte dos quatros símbolos oficial da República Federativa do Brasil.

         Diante à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, o hino é executado em continência ou cortesia internacional.

Sua execução é permitida ainda em abertura de cerimônias religiosas de caráter patriótico, na abertura de sessões cívicas e em eventos esportivos internacionais.

        Este símbolo nacional foi apresentado e utilizado nos quatro anos do ensino fundamental em que cursei.

        Os alunos eram colocados em fila, cada professora ficava diante de seu grupo de aluno, ouviam a introdução e logo após cantavam as duas partes do hino nacional brasileiro inteiras, com posição ereta do corpo, a mão direita ao peito e todos mantinham a cabeça descoberta. Todos os alunos sem exceção tinham que cantar os que não o faziam ficaria de castigo, era um respeito imenso. Isto era feito todos os dias de aula, e no final de semana sentíamos falta daquele ato patriota.

Meus estudos no ensino fundamental foram do ano 1990 a 1993. O hino contribui para o sentimento de patriotismo dos estudantes e a valorização do nosso país, assim os pequenos brasileiros, tinha o ato de respeito e amor à pátria, ao país, ao povo brasileiro, um símbolo de grande respeito.

Hoje em dia, infelizmente não ouvimos mais o hino nacional ser cantado, foi extinto nas escolas de nosso país, onde os pequenos brasileiros iniciam suas vidas de aprendizagem. Infelizmente ouvimos o hino apenas em estadios de futebol, e quando cantam, cantam apenas a primeira parte, tiraram a segunda parte, daqui a pouco teremos nosso hino banido.

            Existe uma lei de 2009 para cantar o hino nacional nas escolas, mas parece que não saiu do papel!

 

        

        

     

Referências:

BASAGLIA, C. C. P. Sociologia da Educação. Unidade 4 – Educação, Socialização e Cultura: Aspectos Diferentes de um Mesmo Processo Social.  Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com