TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Marca Adidas

Por:   •  28/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.803 Palavras (16 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 3]

Unidade Curricular: Gestão da Marca

Docente: Manuel Pereira

Realizado por:

André Teixeira

José Dinis

Marta Mendes

Índice

Introdução3

Origem, evolução, caracterização, funções da Adidas 4

Etapas relevantes na construção, evolução e sustentabilidade da Adidas 6

Identidade da Adidas e o seu posicionamento 7

A gestão estratégica e operacional da Adidas 9

Valor da Adidas 12

O relacionamento emocional da Adidas e a relação com os stakeholders 13

A Adidas e a sua relevância no digital 14

Considerações relevantes para o futuro da Adidas 17

Conclusão 19

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Gestão da Marca, no curso de Marketing e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Ciências Empresarias.

Quando se fala em gestão de marcas, um outro termo relacionado logo vem à mente: branding. Esta é a estratégia que gere as percepções que o público tem sobre um produto, um serviço, uma campanha ou toda uma empresa. Logo, pode-se entender como um conceito que não tem apenas um foco comercial, mas que se preocupa principalmente com a maneira como uma marca se relaciona com o público.

O branding deve atuar como um complemento a sua estratégia de marketing. Por exemplo, quando fatores como o preço, o ponto de venda, as qualidades de um produto ou a promoção de uma oferta não são suficientes para pesar na decisão de compra do consumidor. Nesse caso, é a forma como sua marca é percebida que faz a diferença. Quando seu produto ou serviço é importante para o público, isso se reflete no consumo. 

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise da gestão de uma marca na sua conceção, desenvolvimento, demostração, implementação e gestão da marca.

  1. Origem, evolução, caracterização, funções da Adidas
  • Origem e Evolução

Apaixonado por futebol, Adolph começou por fazer ténis para treinar esse mesmo desporto, em 1920. Utilizava a sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar os seus ténis. Os primeiros produtos foram calçados de atletismo e chuteiras, estilo botas. Rapidamente a reputação dos seus produtos cresceu, sendo utilizados pela primeira vez nas Olimpíadas de 1928 em Amsterdão. Em 1932 a marca conquistou a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas com Arthur Jonath. Uma das maiores atuações de um atleta profissional deveu-se em boa parte aos esforços e trabalho de Adi Dassler. Jesse Owens usava equipamento Adidas durante a sua magnífica apresentação nos Jogos Olímpicos de 1936, quando conquistou quatro medalhas de ouro. O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, o ditador mandou confiscar a fábrica dos Dassler. Depois do conflito o controlo voltou aos irmãos, que encontraram enormes dificuldades para manter o negócio. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra a lona e a borracha usadas na fabricação de seus calçados.

Em 1937 a empresa produzia uma gama de 11 tipos diferentes de calçados para a prática desportiva, incluindo patins. Em 1948 os irmãos resolvem seguir caminhos distinto, Rudolf funda a Puma e Adolph a Adidas. A marca foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. O nome Adidas deriva de “Adi”, apelido de um dos seus fundadores, Adolph, e “Das” iniciais de seu sobrenome Dassler. Nesse mesmo ano criou a primeira chuteira de futebol, adotando as três listas nas laterais, surgindo assim um dos logotipos mais conhecidos do mundo.

  • Função da Marca

A marca ADIDAS tem quatro funções diferentes:

Começando pela concorrencial, porque marcas do género da Adidas, a nível de produtos, concorrem entre si, como a Nike por exemplo.

Identificadora, visto que ao assinalar um produto desta marca, associamos logo á Adidas nem que seja pelas suas três listas no produto.

Publicitária, porque esta marca utiliza muito a publicidade como motor de busca para divulgar e promover a marca junto do consumidor, por exemplo ao ouvir o slogan “impossible is nothing”, ao ouvir isto nem que seja na televisão, sabem, os consumidores, que se trata da Adidas.

Diferenciação, produtos diferenciados dentro da sua categoria, por exemplos , chuteiras são diferenciadas com as restantes marcas , pela leveza e estabilidade e conforto que só as adidas consegue propor, como o produto lançado em 2010 as F50 que comparadas ás mercurial da Nike, são ambas botas proporcionadas para dar aerodinâmica mas a nível de qualidade e conforto a Adidas está muito mais em vantagem.

  1. Etapas relevantes na construção, evolução e sustentabilidade da Adidas

A marca Adidas atualmente é uma das marcas mais famosas e reconhecidas mundialmente, pela qualidade de seus produtos, pelo incentivo ao desporto, e também por ter um bom relacionamento com os clientes. E apesar de todo este reconhecimento continua investindo em produtos de qualidades e novas tecnologias, muito através das suas estratégias:

1° Investir no desporto: A marca Adidas investe em materiais para variadas modalidades desportivas e em patrocínios a eventos desportivos e a atletas, isso ajuda a divulgar a marca e fazer com que tenha reconhecimento mundial.

2° Proximidade com os clientes: A marca busca sempre proximidade com os clientes através de canais de comunicação, e realizando pesquisas e investe muito em publicidade.

        3º tenta sempre atingir o máximo de satisfação, através da pesquisa de satisfação, trabalhando com uma grande variedade de funcionários são diversas opiniões, assim a marca pode saber o que melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (283.1 Kb)   docx (222.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com