TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da marca Adidas

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 5

1. OBJETO EMPÍRICO

1.1. Adidas

        Tudo começou em 1920, quando, o sapateiro, Adolf Dassler, chamado de Adi, começou a produzir sapatos esportivos na cozinha da casa de sua mãe, logo após seu regresso da Primeira Guerra Mundial. Com apenas 20 anos, Adolf inaugurou o pequeno negócio na cidade alemã Herzogenaurach, localizada na região administrativa de Francônia, ao norte de Nuremberg. Sua ideia era criar sapatos especiais que não causassem lesões para os atletas, e para todos os tipos de esportes. Adolf nunca desistiu de seu sonho, mesmo com poucos materiais adequados disponíveis e sem nenhum tipo de máquina, devido à Primeira Guerra. Todos os sapatos eram feitos a mão. Transformou a lavanderia da casa de sua mãe em uma oficina de 18 metros quadrados. Tudo para dar continuidade a sua grande paixão, criar sapatos duráveis e que não machucassem, paixão que o guiou até o resto de sua vida.

Anos mais tarde, em 1924, seu irmão, Rudolf Dassler, chamado de Rudi, se juntou ao negócio. Logo após a união dos dois irmãos, no dia 1 de julho, foi fundada a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler). No princípio eram somente 12 trabalhadores. Rudolf cuidava das vendas, da parte administrativa, enquanto Adolf era responsável pela criação, desenvolvimento e produção. Em 1925, Dassler obteve suas primeiras patentes, uma para um calçado de corridas com travas forjadas a mão, e outra para uma chuteira de futebol com travas de couro. O sucesso foi tão grande que os irmãos resolveram criar pares de calçados para vários outros tipos de modalidades. Já em 1928 os esportistas alemães disputaram a Olimpíada de Amsterdã calçando sapatos especiais da oficina dos irmãos Dassler. Na década de 30, a oficina produzia 30 modelos para 11 disciplinas esportivas, incluindo patins, com a ajuda de 100 funcionários. Em 1932 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, o alemão Arthur Jonath tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma medalha usando calçados Dassler. Já nas Olímpiadas de 1936, em Berlim, ao todo foram conquistadas 40 medalhas com atletas usando calçados Dassler, incluindo quatro medalhas de ouro para o velocista afro-americano Jesse Owens, primeiro atleta a ser patrocinado pelos irmãos. Em consequência ao enorme sucesso dos calçados Dassler, Adolf Hitler manifestou seu ódio confiscando a fábrica dos irmãos durante a Segunda Guerra Mundial. Ao longo do tempo, mesmo retomando o controle de seus negócios, os irmãos começaram a ter dificuldades para produzir seus calçados  e começou a surgir divergências entre eles. Foi nesse período que resolveram seguir caminhos diferentes. Adi criou a “adidas” e seu irmão Rudi fundou a “Puma”, maior concorrente direta atualmente da adidas.

O nome “adidas” vem da união entre o apelido, Adi, e as iniciais do sobrenome, Dassler, do fundador da marca. Inicialmente, sua empresa foi registrada como “adidas AG”, em 18 de Agosto de 1949. Adolf buscava um jeito de chamar mais atenção com seus calçados, um jeito de torna-los mais reconhecidos à distância. Foi a partir dessa busca que surgiu o famoso design de três listras, registrado um ano seguinte e até hoje considerado um dos logotipos mais famosos do mundo. Adi concentra seus esforços na criação de novas chuteiras de futebol, com travas de borracha moldada ajustáveis. Em 1952, a adidas foi a marca de calçados esportivos mais usada pelos atletas. Com a vitória da seleção alemã contra a Hungria, no Campeonato Mundial de Futebol, em 1954, a adidas alcançou definitivamente o sucesso da marca, pois todos os jogadores da seleção alemã usavam chuteiras de cano baixo com travas de náilon parafusáveis especialmente produzidas por Adi Dassler. Nesta época já eram produzidos mais de 450.000 pares de calçados todos os anos.

Com o rápido desenvolvimento da marca no esporte, Adi se esforçou para se especializar e otimizar seus produtos. A partir do ano 1960, a empresa iniciou sua produção de vestuário. As três listras do logotipo da marca se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa. Em 1963 a produção de bolas começaram, e desde então em quase todos os grandes eventos de futebol são utilizados bolas adidas. No final da década de 60 e início da década de 70 problemas crescentes com falsificações de sua marca registrada fizeram Adi Dassler desenvolver um novo logotipo. Em 1972, nascia o famoso logotipo Trefoil (três folhas em francês), vindo a se tornar a marca registrada oficial da empresa, adornando cada um de seus itens de vestuário. Adolf Dassler morreu em 1978, aos 78 anos. Adi nunca se cansou em buscar o modelo perfeito para cada tipo de produto de sua marca, registrando mais de 700 patentes e modelos em todo o mundo. O fim de uma era Dassler tornou-se o início de outro: o filho de Adi Horst, com o apoio de sua mãe Käthe, assumiu e – entre muitas outras coisas – continuou a dominar a sua invenção, o marketing esportivo moderno. No início dos anos 90, a marca resolveu investir na junção do esporte com o mundo da moda, lançando produtos antigos e clássicos com uma nova interpretação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com