TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo e as Fontes

Por:   •  2/6/2017  •  Monografia  •  13.187 Palavras (53 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 53

INTRODUÇÃO

O jornalismo é uma profissional que tem por objetivo apurar e disseminar a informação para a sociedade ou determinados segmentos, através dos veículos de difusão como rádio, televisão, jornal e revista.

A atividade jornalística é um conglomerado que tem como principal essência a apuração. “A palavra jornalismo quer dizer apurar, reunir, selecionar e difundir notícias, idéias, acontecimentos e informações gerais com veracidade, exatidão, clareza, rapidez, de modo a conjugar pensamento e ação” (PUCCININ, 2003, p. 2).

É uma profissão dinâmica devido às mudanças sucedidas pelas inovações tecnológicas. As transformações sobrevindas com o tempo deram espaço há um novo aparato comunicativo associado aos recursos tecnológicos, o jornalismo online.

A internet possibilitou o incremento e desenvolvimento do jornalismo online. Diferenciado do jornalismo tradicional, o veículo aborda um novo tratamento na produção das noticias. “Contudo, o jornalismo no mundo online é uma igreja liberal que abrange um amplo aspecto da notícia, a informação. Do jornalismo investigativo ao conteúdo de reestrutura, das interações multimídia às listas como marcadores” (MIKE, 2007, p. 28).

No presente trabalho, pretende-se buscar respostas para o processo de produção das notícias do site www.fatimanews.com.br de Fátima do Sul/MS. A análise de conteúdo concentra-se em sete matérias da editoria policial.

Em primeira instância será realizado uma pesquisa bibliográfica sobre a internet e suas particularidades, a especialização da profissão, a estrutura da notícia, os critérios de seleção da informação, os tipos de fontes, métodos de apuração e as características do jornalismo online.

Em seguida, uma contextualização sobre o objeto de estudo, entrevistas com a equipe responsável, relatos da produção das notícias analisadas, relação do veículo com as fontes, estrutura, equipamentos disponíveis, graduação dos componentes, enfim, as informações necessárias para realizar a pesquisa.

Por fim, será realizada uma análise de conteúdo que tem por objetivo examinar as condições que induziram ou produziram a mensagem através de dados obtidos sobre a construção das noticias.

CAPÍTULO 1

1.1 A internet

A Internet é um conjunto de recursos tecnológicos que permite a troca de informação entre os computadores. Particularmente é um recurso que proporcionou grande avanço histórico para a tecnologia. Segundo Pinho, a Internet nasceu em 1957 durante o período da Guerra Fria quando a antiga União Soviética colocou em órbita o primeiro satélite espacial artificial, o Sputnik.

Neste mesmo ano foi criado a Defense Advanced Research Projects Administration (Administração de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa), ou DARPA. Um projeto que tinha como objetivo, transferir de maneira confiável, as informações dos computadores distantes, além de desenvolver uma alta tecnologia para os militares que lutavam na guerra.

O autor Stout descreve o nascimento e o desenvolvimento da Internet.

O DARPA queria criar uma rede que fosse suficientemente inteligente para se recuperar sozinha de problemas como falta de energia, interrupções em linhas de comunicação — e até de ataque nuclear. O DARPA chamou a sua Rede de Darpanet.

Depois de um certo tempo o Governo desistiu da idéia de que sua rede era útil apenas para projetos relacionados à defesa, e ela se tornou conhecida como Arpanet. Nesse tempo, o governo começou a conectar muitas universidades do país à Rede. A seguir, gerações de alunos estudaram , usaram e melhoraram o que hoje é a Internet.

Há apenas sete, a Internet era relativamente desconhecida fora das

comunidades científicas e acadêmicas. Após duas décadas de desenvolvimentos e melhoramentos, a Internet já estava pronta para se tornar a grande onda do futuro (STOUT apud FAGGION, 1997,p.5).

A Internet é um mecanismo que transporta a informação para milhares de computadores interligados no mundo. Isso ocorre através das redes que compõe a Internet, com níveis e tipos de linhas de comunicação distintas. Para melhor compreensão sobre o trajeto da informação, veremos o significado da palavra Internet.

O termo internet foi cunhado com base na expressão inglesa “INTERaction or INTERconnection between computer NETworks”. Assim, a Internet é a rede das redes, o conjunto das centenas de redes de computadores conectados em diversos países dos seis continentes para compartilhar a informação e, em situações especiais, também recursos computacionais. As conexões entre elas empregam diversas tecnologias, como linhas telefônicas comuns, linhas de transmissão de dados dedicadas, satélites, linhas de microondas e cabos de fibra óptica (PINHO, 2003. p. 41).

A partir desse momento, a Internet é vista como uma nova mídia que entra no mercado para competir com os demais veículos. Este meio de comunicação social é diferente dos meios tradicionais. Segundo Pinho, a Internet nasce com características próprias, que auxiliam na troca e na disponibilidade da informação, além de possuir aspectos críticos como “não linearidade, fisiologia, instantaneidade, dirigibilidade, qualificação, custo de produção e de veiculação, interatividade, pessoalidade, acessibilidade e receptor ativo” (PINHO, 2003. p. 41).

Para Pinho, o nascimento da Internet no Brasil aconteceu em 1990 quando o país realizou a primeira conexão com a rede mundial de computadores. Ainda na década de 90, nasceu o primeiro provedor de acesso comercial do mundo o World www.world.std.com. Porém, somente em 1995 que o Brasil teve início à abertura da Internet, deixando de ser restrito ao meio acadêmico, para fazer parte dos serviços de acesso à sociedade em geral.

1.2 Jornalismo online

Para articular sobre o jornalismo online é fundamental teorizar a função do próprio jornalismo perante a sociedade. Segundo Beltrão “Jornalismo é informar, jornalismo é, antes de tudo, informação bem entendido de fatos atuais, correntes, que mereçam o interesse público, porque, informar sobre fatos passados, é fazer história e o jornalismo, como assinala Rafael Mainar, é a história que passa” (BELTRAO, 1992. p. 65).

As pessoas acompanham as notícias, conforme a importância do fato veiculado. Para muitos o jornalismo é uma profissão bastante dinâmica que exige muita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.8 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com