TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Presas na Teia Resenha

Por:   •  26/8/2016  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  2.264 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio Diocesano Santa Luzia

Componentes: Lídia Cecília Abreu Maia

                     João Renato Freitas Peixoto

          PRESAS NA TEIA – RESUMO E RESENHA CRÍTICA

                                    Mossoró/RN

O livro presas na teia aborda como principal tema um assunto bastante discutido e refletido em todas as situações no cotidiano, qual seria a influência da internet na sociedade, a internet e os jovens, principalmente as redes sociais e os menores de idade.

No livro, Rosana Hermann retrata uma situação até comum na sociedade atual, que seria a divulgação de informações pessoais na rede, ou até mesmo impessoais, que pode tomar rumos extremos. Ela tem como personagem principal André, que teve sua sexualidade questionada em sala de aula, e para provar sua masculinidade, forjou uma fotografia, ele e sua melhor amiga, Aninha, dando um beijo em um restaurante, mas criou uma imensa confusão, porque essa foto foi se espalhando, e acabou revelando uma traição, que estava em segundo plano na foto.

A exposição desta foto acabou causando um escândalo, e colocando em risco a vida de André e seus amigos, esta história nos mostra quanto risco corremos ao liberar algo em algum site, seja ele blog, rede social, perfis etc. A internet nos possibilita fazer pesquisas, usar como ferramenta de trabalho, escolar, transições, compras etc. Contudo, o uso excessivo, a necessidade de se mostrar, exposição de fotos, pode levar, mais tarde, a problemas relacionados a relações familiares, amorosas e amistosas.

Quando fazemos algum comentário na internet, devemos ter cuidado, pois mesmo sendo uma brincadeira, pode causar um desentendimento, até por uma má interpretação de um terceiro na história, alguém que não entenda da piada interna, de onde seria mais uma complicação.

Tomemos como exemplo uma situação em que um garoto chamado Vinícius tem um amigo chamado André, eles sempre postavam fotos juntos, faziam muita coisa em companhia um do outro, e em suas conversas eles mandavam gravações de áudio, e quando estavam indignados um com o outro, Vinicius dizia, por exemplo: “Ah!, eu vou te matar seu safado”, um dia,  Vinicius  discordou da opinião errada  do amigo,  André, muito esperto, quis vingar-se e prejudicar o amigo, utilizou seus áudios de forma não agradável, incriminando-o, e julgando-o por ameaça de morte, Vinícius não pôde fazer nada não ser esperar pelo julgamento.

Dessa forma, percebemos o quão perigoso é utilizarmos a internet de forma abusiva, temos que saber usufrui-la de forma correta, para não acontecerem coisas desagradáveis em nossa vida. Porque cada vez mais os jovens estão sendo alienados pelas cortinas da sociedade, para eles, a realidade é apenas um local onde acontecem coisas corriqueiras demais para serem interessantes, e eles buscam outros caminhos para suprir suas carências, seja ela de um carinho, uma amizade, atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com