TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIAÇAO TECNOLOGICA, TABLET

Por:   •  22/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.631 Palavras (15 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 15

TELECURSO 2000: A EDUCOMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS TELEAULAS DA TV ABERTA.

ANNE GABRIELE DE BARROS SILVA[1]

JÉSSICA MAIARA PEREIRA[2]

RESUMO

Este artigo propõe uma reflexão sobre o programa televisivo “Telecurso 2000”, passado na rede de TV aberta Globo até os anos 2000 e que ainda está em exibição na TV Cultura, Futura e Aparecida. O programa de TV que ajudou a formar muitos brasileiros que faziam o supletivo ou que precisavam terminar a educação básica já na fase adulta faz parte do conceito de educação à distância e essa se encaixa dentro de uma das áreas da Educomunicação: a Mediação tecnológica na educação. Usando como bibliografia Saraiva (1996) e Soares (2006), o trabalho aqui descrito é de caráter descritivo e bibliográfico aonde se alcança a reflexão sobre os temas descritos acima.

Palavras-chave: Telecurso 2000; Educação à distância; Educomunicação

1 INTRODUÇÃO

A educação nunca foi tão valorizada como nos dias atuais, há uma busca pelo conhecimento de forma incessante e com o surgimento de novas tecnologias da informação essa necessidade de informação foi intensificada. A tecnologia trouxe consigo mudança de hábitos, com a facilidade de informação e de forma massiva através de rádios, jornais e televisores, houve uma procura maior por conteúdos informativos e de caráter massivo. A comunicação chegara a um patamar de fácil assimilação nunca vista antes.

A democratização da comunicação e a presença das TICS (tecnologia de informação e comunicação) no cotidiano das pessoas permitiu que a educação também fosse no mesmo caminho, andando junto nos programas de TV e noticiários.

Após LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) formalizar o reconhecimento dos processo de educação a distância, como as transformações que a EAD trouxe para a educação brasileiro, a educação à distância passou a ser usada amplamente no Brasil. Segundo o site do MEC (Ministério da Educação) e no regimento brasileiro, a Educação à Distância é conceituada como “A modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. A partir desse conceito tornou-se possível termos acessos a cursos, supletivos, profissionalizantes e até mesmo faculdades em diversas áreas e a distância, barateando os custos, rompendo os muros invisíveis da desigualdade educacional e principalmente elevando o nível de escolaridade da nação.

Na década de 50 a TV chegava ao Brasil com a criação do canal TUPI, mas somente nos anos 70 a televisão em cores chegou ao país fazendo da tv, que já estava consolidada nos lares brasileiros, se tornar a “queridinha” com transmissão ao vivo e a cores.

A televisão que já estava se consolidando, sempre teve total liberdade de criação e vinculação de conteúdo, sem se preocupar com o conteúdo vinculado, não tendo como preocupação a faixa etária do publico alvo. O Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) foi criado em 1962, porém apenas em 2002 determina que as emissoras de radiodifusão destinem ao menos 5% de sua programação para a transmissão de notícias e reservem 5 horas semanais para programas educacionais. A partir dessa ementa, as emissoras tiveram a obrigação de vincular conteúdos educativos e que essa prática se torne mais comum. Antes da ementa ser criada, a televisão brasileira já continha alguns conteúdos educativos em sua programação e até canais inteiros apenas para essa função. A TV Futura é um exemplo desses canais educacionais, investimento da Fundação Roberto Marinho e que desde sua fundação, em 1997, vem trazendo conteúdo exclusivamente educativos. Ainda nos anos 90, com a educação brasileira bastante defasada, foram firmados pactos entre ONGS, empresas privadas e órgãos públicos e afins, com o intuito de unir forças para contribuir com o desenvolvimento do país a partir da educação. Nessa perspectiva nasce o programa Telecurso 2000, que a partir de uma Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, qual é vinculada com a maior TV do Brasil, Rede Globo, se propuseram a usar os artifícios da teledramaturgia, muito apreciada pelo público alvo do projeto, afim de massificar o conhecimento, tornar a educação acessível a todos. O telecurso criado ainda nos anos 70 passou por diversas mudanças até chegar ao telecurso 2000, famoso entre os anos 90 e 2000 e que hoje leva o nome de novo telecurso, tendo sido reformulado conforme o conteúdo de educação básica.

A metodologia do curso, segundo o próprio site da rede globo[3] é pautada na teoria de Paulo Freire, que é a mesma metodologia usada por pesquisadores da educomunicação.

A Educomunicação é uma área dentro da comunicação que interliga a Educação com a comunicação, ou seja, ela propõe o uso das TICS na aprendizagem através dos meios de mídia. Sendo assim, a Educação a distância é uma parte importante da educomunicação.

Passando por metodologia como Ismar Soares (2006) e Teresinha Saraiva (1996), o presente trabalho tem como finalidade saber se o Telecurso 2000, como programa educativo que se encaixa no conceito de educação à distância, pode contribuir para o estudo da Educomunicação.

2 ASPECTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA E EDUCOMUNICAÇÃO

        Após introduzir sobre a histórica da televisão e do telecurso 2000 na TV aberta, esse capítulo do presente trabalho pretende fazer uma conceituação sobre os principais temas aqui explorados, como educação a distância, a educomunicação e uma das suas principais áreas de intervenção: mediação tecnológica na educação, e como essas duas referências podem ter ligação com o curso de ensino “telecurso 2000”.

2.1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        A educação a distância é uma modalidade da educação que se caracteriza pela necessidade da mediação de aparatos tecnológicos para se fazer a comunicação entre o professor e o aluno.

Não se sabe ao certo quando a educação à distância foi criado, mas a partir do século XIX ela já era reconhecida, apesar de não ser utilizada ainda de forma pedagógica. É importante lembrar que a educação à distância tem um grande diferencial da educação formal que conhecemos pela autonomia que ela dá ao aluno para que o professor possua um papel secundário, pois orienta o aluno para que o ritmo de estudo e maneira seja escolhida pelo próprio aluno, de acordo com suas necessidades pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (97.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com