TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE PESQUISA

Por:   •  18/9/2016  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DEVRY SÃO LUÍS

ALCLEMAR SANTOS FRANÇA

METODOLOGIA DE PESQUISA

PESQUISA CIENTIFÍCA

São Luís

2015

RESUMO

Pesquisar, se trata de um conjunto de procedimentos, baseados em raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas por meio de métodos científicos.

Por meio desse processo o aluno busca adquirir respostas para suas indagações e também conhecimentos aprofundados de um determinado assunto.  Um desafio das universidades atualmente é formar indivíduos que saibam pesquisar e utilizar esse procedimento de forma coerente. Alguns autores baseiam se na ideia de que “dominar o desconhecimento” é o primeiro passo para que esse procedimento se dê de forma eficaz, ou seja, uma vez que o individuo passa a desconhecer determinado assunto, este fator o instigar a buscar por repostas, e isso virá por meio de uma forma: Pesquisar.

Porém, para que se tenha um bom aproveitamento de pesquisa, devem se seguir alguns procedimentos abordados dentro da Metodologia de pesquisa, que consiste em auxiliar o individuo a obter resposta de uma forma  rápida e eficaz. Para o tal existem:

1. Tipo de Pesquisa;

2. Local da Pesquisa, População, Amostra e Coleta de dados, período do estudo;

3. Logística da pesquisa;

4. Análise dos dados;

5. Aspectos Éticos;

Dentre esses procedimentos ainda se destacam Natureza e Abordagens de Pesquisa.

A natureza da pesquisa se subdivide se em Básica (que gera conhecimentos novos, sem a necessidade de prática, visando verdades e interesses universais) Aplicada (gera conhecimentos para aplicação prática referentes soluções de problemáticas locais). Ambas servem para desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. Das abordagens estão as referentes ao Problema e ao Objeto, aos quais são subdivididos em:

Abordagem do problema:

Pesquisa Qualitativa: considerando tudo o que se pode ser quantificado, utilizando meios técnicos para recolher informações e analisa-las.  

Pesquisa Qualitativa: que visa relação dinâmica entre o sujeito e mundo real, que não requer o uso de técnicas estatísticas, onde o ambiente é o elemento chave do processo.

Pesquisa Mista: que mistura a técnica de ambas.

Abordagem do objetivo:

Pesquisa Exploratória: constrói maior familiaridade com o problema tendo em vista torna ló explicito e construir hipóteses. Utiliza métodos de levantamento bibliográfico entrevista com pessoas, analisando exemplos para compreensão.

Pesquisa Explicativa: busca encontrar fatores que determinaram o estopim do problema. E bem real por procurar fundamentos por meio da razão, requer o uso de métodos experimentais ou observacionais dependendo a qual ciência for relacionada.

Pesquisa Descritiva: visa descrever características do problema e relações entre as variáveis. Envolve coleta de dados questionário e observação sistemática.

Pesquisa Normativa: está interessada no desenvolvimento das politicas, estratégias e ações para torna o resultado eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com