TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Redação – Jornal da Hora

Por:   •  22/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Manual de Redação – Jornal da Hora

Desenvolvido para a disciplina de Edição Jornalística
Comunicação Social/Jornalismo – 7º período

  • Apresentação: O Jornal da Hora tem como premissa a divulgação semestral de informações e fatos referentes à “Questão de Gênero no Brasil”. Com angulação sempre voltada à interpretação diversificada e divulgação de fatos locais, estaduais e nacionais. Através de suas reportagens, estimula o senso crítico dos leitores dispondo de textos de variadas fontes. O Manual de Redação do Jornal da Hora foi desenvolvido com o intuito de esclarecer sua missão aos colaboradores do jornal, por meio de normas básicas e objetivas de escrita e comportamento.  

  1. Escrita:
  • Os textos em Jornal da Hora precisam ser diretos, com o maior nível de clareza possível. A objetividade exige frases curtas, evitando repetições de palavras ao longo das frases e dos parágrafos.
  • Seja plenamente imparcial e objetivo. O colaborador não deve expor opiniões, mas fatos. Cabem aos leitores as conclusões.
  1. Estrutura
  1. Titulo: Objetiva cativar o leitor para o texto. Não use palavras ambíguas. Equilibre as palavras entre objetividade e atratividade.
  1. Subtítulo: Também conhecido como “bigode”, é um resumo da notícia em, no máximo, duas linhas.
  1. Lead: Em matérias informativas, o primeiro parágrafo deve fornecer a maior parte das respostas às perguntas básicas sobre um fato: o que, quem, quando e onde. As que não puderem ser esclarecidas nesse parágrafo deverão figurar, no máximo, no segundo, para que, dessa rápida leitura, já se possa ter uma ideia inicial dos fatos a serem narrados.
  1. Corpo: As demais perguntas básicas, dada sua natureza – as circunstâncias (como) e as causas (por que) – podem ser respondidas nos parágrafos posteriores, ou mesmo deixarem de ser contemplados na primeira notícia acerca de um fato, dependendo da natureza deste.
  1. Termos técnicos 
  • São necessários em algumas ocasiões. Para inseri-los, use parênteses que expliquem seus respectivos significados.
  • As reportagens escritas para o impresso não necessitam o emprego de expressões muito enfáticas com valor absoluto, como alguns adjetivos empregados no jornalismo de mídia eletrônica: espetacular, sensacional, magnífico, maravilhoso.
  1. Ordem dos elementos:
  • Prefira primeiro designar o cargo ocupado pelo entrevistado e não o seu nome: “O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio [...]”. Isso se deve ao fato de que, é em função do cargo ou atividade que, em geral, ele se torna notícia. Sempre o cargo com letra minúscula. Já o nome de uma secretária da prefeitura, por exemplo, letra maiúscula no inicio: “A Secretaria Municipal de Governo”. Assim como quando se referir a prefeitura como Instituição, letra maiúscula: “A Prefeitura promove [...]”. Quando prefeitura como espaço físico, letra minúscula: “O prédio da prefeitura de Ipatinga [...]”.
  1. Suíte:
  • Ao noticiar um suíte (sequência de notícia sobre um fato), o colaborador do jornal precisa se referir, ainda que sumariamente, aos antecedentes do caso. Nem todo leitor pode ter tomado conhecimento do fato que deu origem à suíte.
  • As matérias podem iniciar com falas (sempre usando aspas). Neste caso, julgando a necessidade e a importância dela.
  • Escreva de forma impessoal a identificação do personagem da notícia, por mais popular que ele possa ser: o ator Caio Castro, ou apenas Caio Castro (e não o Caio Castro); a cantora Ivete Sangalo (e não a Ivete Sangalo).
  • Nunca hesite em consultar novas referências para sanar todas as suas dúvidas. Dicionários, enciclopédias, almanaques e outros livros.
  • Use a barra (/) em formas como km/h, tonelada/mês, carros/dia. Empregue também para separar um verso do outro, em composição recorrida, Na alternativa e/ou e nas datas: 07/09/2090.
  • Converta sempre o valor em reais (entre parênteses depois da menção em dólares). Admite-se, por economia de espaço, a fórmula com cifrão e o valor em dólares: US$ 30 milhões, US$ 23.560,00.
  • Horas e as demais palavras que definem tempo podem variar: Já são 8 horas. / Já é (e não "são") uma hora, já é meio-dia, já é meia-noite. As abreviaturas do sistema métrico decimal não têm plurais nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e não "kms." Ou “hs”), 5 m, 10 kg. *Lembrando: Os verbos bater, dar, faltar, restar, ser e soar concordam com o número de horas: Chegou assim que bateram 6 horas. / Já deram 8 horas no relógio da igreja. / Faltam quatro horas para o início do jogo. / Restam apenas três horas do prazo. / São 2 horas da manhã / É 1h20. Atenção: Fazer e haver, em casos semelhantes, não variam: Faz dez horas que ele partiu. / Há seis horas que o dia raiou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com