TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de Atividade Individual Criação de Produto

Por:   •  12/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

Descrição do produto

Lançado pela marca OnePot, o SmartPot é um pote aliado a um dispositivo inteligente voltado para o controle de medicamentos para o consumidor. O produto é similar a um recipiente comum (tupperware), mas acoplado com um sistema Wireless que se comunica com dispositivos móveis (tablets e celulares) com o objetivo de lembrar ao consumidor que deve tomar determinado remédio guardado, ou que já tomou aquele remédio.

Uma pesquisa realizada pela Institute for Healthcare Informatics avaliou que 75% das pessoas não cumprem corretamente um tratamento médico. Dentro os fatores, o esquecimento de tomar o remédio é uns grandes fatores.

Uma outra pesquisa mostra o automedicamento é realizado com frequência por parte dos brasileiros. De acordo com levantamento do Datafolha, realizado em 2019 a pedido do Conselho Federal de Medicina, mostrou que 77% dos brasileiros possuem o hábito de se automedicar.

Ambas as pesquisas mostram que o remédio é produto de grande consumo neste país, o que abre portas para o desenvolvimento de produtos nesse mercado.

O produto:

O recipiente terá espaço para até 30 cápsulas de comprimido. Com um tamanho mais arrojado, será possível colocar qualquer cápsula em pequenas divisórias no SmartPot. Micro sensores em cada divisória indicarão ao consumidor, através de um aplicativo de celular, quais “abas” tiveram o medicamento retirado.

O SmartPort se ligará a um aplicativo mobile ao qual poderá ser instalado através de uma loja de aplicativo. A configuração será intuitiva e de fácil acesso. O consumidor fará um rápido cadastro na plataforma e após parear o equipamento com seu celular (ou tablet), poderá preencher o SmartPot com o medicamento de sua preferência.

No aplicativo, o consumidor informará o nome do remédio, que estará conectado à base de medicamentos cadastrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como a validade. Ele também informará de quantas em quantas horas aquele medicamento deve ser tomado e horário inicial do tratamento.

O aplicativo terá um comando de mapeamento, onde os micros sensores serão ativados. Através de um alarme, o aplicativo avisará que a chagada do horário para consumir o remédio. Ao abri a tampa do SmartPot, uma notificação será enviada para o aplicativo mobile alertando que o equipamento foi aberto. Outro alarme será enviado quando o medicamento por retirado do compartimento. Quando o SmartPot for fechado, o aplicativo também informará ao usuário.

Estratégias de preço

Assim como um termômetro e o medidos de pressão, o SmartPot será um produto único e de consumo relativo. Por ser um produtor novo e sem parâmetro, a precificação seguirá o custo de produção aliado ao lucro. Entretanto, ele deverá seguir a percepção do cliente sobre a necessidade de ter um aparelho que facilite seu tratamento médico.

Os concorrentes que mais se aproximam do SmartPot são os aplicativos que lembram ao consumidor a hora de ingerir determinado remédio. São eles: Sleep Cycle, Tecnonutri, Diabetes: M; Drauzio Varella Primeiros Socorros. Entretanto nenhum deles se conecta com uma tecnologia que possa guardar o remédio e controlar sua estocagem.

Tendo em vista que os aplicativos de citados são gratuitos, o preço estipulado para o SmartPot será feito a partir com os custos tecnológicos com o equipamento si.

O preço inicial será de R$ 59,90. Objetivo será fazer com que o consumidor entenda que aquele produto está no mesmo hall do que outros produtos médicos que podem ser usados em casa.

O SmartPot visa auxiliar pacientes com tratamento à base de medicamentos que exigem disciplina em seu tempo de duração. Como bem mencionado na pesquisa acima, pacientes tendem a não cumprir com um tratamento médico. Com o lançamento, queremos que o consumidor tenha um equipamento em casa a qual possa confiar sua medicação, bem como controlar seu uso.

*Imagem ilustrativa

Geração de ideias

A ideia inicial da OnePot surgiu através de uma conversa com uma amiga. Analizando o fato de que o brasileiro consome muito remédio e, por vezes, acaba esquecendo, refleti em um produto que auxiliasse o consumidor a lembrar de tomar os medicamentos necessários no horário certo, combinando um aparelho físico com um aplicativo para mobile.

Não houve uma técnica propriamente utilizada, mas estrutura de raciocício se baseou no atendimento à uma necessidade cotidiana – que é lembrar de tomar os remédios.

Púlbico-alvo e segmentação de mercado

O público-alvo escolhido pela OnePot será o consumidor de 35 a 60 anos. Já na faixa adulta, os indivíduos desse grupo, por conta da idade, tendem a consumir remédios e/ou suplementos com mais frequência. A segumentação do mercado, os perfis dos nossos

grupos de consumidores (IRIGARAY, 2019), será voltado para as massas. Visto que o consumo de remédio é o cosumo de um produto genério, (Irigaray, 2019; apud Kotler e Armstrong (2014), o alacança do SmartPot ser direcionado para a população no geral, buscando entender quais segmentos, além do mencionado, necessitam ter um suporte em determinado tratamento que envolva medicação oral.

Poscionamento competitivo

Sabendo que posicionamento é “o ato de projetar a oferta e a imagem da empresa de modo que elas ocupem uma posição competitiva nas mentes dos clientes-alvo” (Irigaray, 2019; apud Kotler, 1997, p.42), entendo que a SmartPot visa oferecer segurança em relação aos cuidados pessoais com a saúde. Em um momento de pandemia, gerada pelo covid-19, a importância – critério estabelecido por Kotler dentro do posicionamento competitivo – de tomar corretamente seus medicamentos será o carro chefe da campanha publicitária. O intuito é fazer com o consumidor sinta confiança em entregar seu medicamento sob os cuidados da OnePot.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

Benefício Central:

O SmartPot tem como propósito ser um dos equipamentos que auxiliam o cuidado com a saúde no ambiente familiar. Assim como o medidor de pressão arterial, ele deverá ser lembrado como um produto a qual o paciente/consumidor pode entregar sua saúde sem se preocupar com os meios. Ao monitorar o fluxo de consumo de medicamento, aliado a um aplicativo mobile, ele facilitará o controle do próprio tratamento.

Produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com