TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Pesquisa

Por:   •  18/9/2016  •  Dissertação  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Senso Comum:

São informações que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovação científica a respeito, que se adquiri com a vivência e não precisa de conclusões científicas, mas é muito útil para guiar o homem na sua vida. É a forma como compreendemos todas as coisas por meio do nosso convívio social, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas no decorrer das nossas vidas.

Através de ditos populares o senso comum também se manifesta; algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar; quando alguém reclama de dores no fígado, ela faz um chá de boldo, que é uma planta medicinal já usada pelos antigos, sem conhecer o princípio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem nenhum estudo farmacológico.

Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural e fazemos sem nem pensar porque nos é passado que surtem resultado.

Conhecimento Teológico:

O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé, nada pode ser provado cientificamente. É baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio. A finalidade do teologia é, também, provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis.

Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.

Conhecimento Filosófico:

O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base. Esse conhecimento usa o questionamento e o pensamento como base, ele é um conhecimento do dia a dia, mas ao contrário do conhecimento empírico, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido.

Esse conhecimento é racional e não se baseia em experimentações, está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência, procura compreender a realidade em seu contexto universal.

Sempre necessitamos refletir sobre as escolhas que fazemos em nosso cotidiano, os caminhos que percorremos e a vida que estamos construindo a cada instante. Questões como "qual é o sentido da minha existência?" ou "para onde estou encaminhando minha vida?" submete em nossas escolhas mais simples.

Conhecimento Científico:

Conhecimentos com fundamentação teórica, vindo de experiência comprovada. Através do conhecimento científico a humanidade progrediu rumo a novas descobertas. Deixando, desta forma de acreditar nos dogmas, mitos e lendas. Nos dias de hoje, a ciência e seus desdobramentos estão de tal modo entrelaçados com nossas vidas que, às vezes, sequer notamos sua presença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com