TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Teoria da Comunicação Marketing na Era da Experiência

Por:   •  3/11/2021  •  Artigo  •  5.084 Palavras (21 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 21

MARKETING DE EXPERIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL

Autor[1]

INTRODUÇÃO

        No contexto de globalização e avanços tecnológicos em que a sociedade atual se encontra, é comum que o marketing, no seu conceito amplo e geral, seja utilizado em todas as áreas da vida cotidiana. Seja nas relações sociais, no comércio, na política, no mundo do entretenimento, e diversas outras áreas, o marketing permeia e se adapta às necessidades, criando uma ramificação de conceitos e diversas ferramentas específicas.

   No geral, podemos considerar o marketing como uma ferramenta de troca, sejam de valores, de produtos ou serviços, por meio do convencimento e da criação de uma demanda de consumo (RICHERS, 2017). Em um conceito mais abrangente, marketing:

é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade (LAS CASAS, 2004, p. 26).

Ao se adaptar a outras áreas, demandas, produtos ou serviços, o marketing vai desenvolvendo um sentido mais específico, como por exemplo o marketing político, o marketing público, o marketing digital, entre outros. No entanto, a premissa é sempre a mesma: tornar visível um produto e/ou serviço e criar uma demanda de consumo para tal.

Com o marketing de experiência não é diferente, a premissa ainda é o consumo e o lucro, no entanto partindo de um ponto de vista diferente: as relações e o comportamento do consumidor. Com o artigo a seguir pretende-se estabelecer um breve resumo que elucide esses conceitos, tanto no plano teórico, quanto na prática.

O artigo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos e estudos anteriores que abordam a temática. Em um primeiro momento se faz necessário explicar o conceito do marketing de experiência, bem como sua função e suas ferramentas. A seguir, o próximo tópico aborda a questão das dimensões do marketing de experiência, elencando-as e explicando seus significados. No terceiro tópico, traz-se a experiência do consumidor, no plano prático e subjetivo, para fins de melhor compreensão de como o marketing de experiência funciona no mundo prático. E por fim, as considerações buscam sintetizar e reforçar os conceitos que aqui serão explicitados.

MARKETING DE EXPERIÊNCIA: CONCEITO

        

        O marketing de experiência começou a ganhar mais espaço como uma importante área de estudo recentemente. Segundo o Marketing Science Institute Research Priorities (MSI, 2017) essa óptica experiencial tornou-se uma das principais áreas de estudo dentro do grande ramo do marketing desde meados de 2016-2018 (LAROCCA et al., 2020). No entanto, o marketing de experiência não é uma novidade na área, ele já estava presente na década de 1980, ainda que de forma latente.

         Muitos autores discutem o conceito do marketing de experiência, porém uma questão chave permeia todos os conceitos e classificações: o marketing de experiência busca entender como os indivíduos consomem, a fim de proporcionar uma experiência não só de compra, como também de utilização do produto, mais favorável, que conquiste e fidelize o consumidor. Em síntese, a ideia é que o produto ou serviço que está sendo vendido se torne uma experiência positiva para o consumidor (LAROCCA, et al.,2020). Vejamos a seguir a discussão teórica e o conceito abordados por alguns autores que tratam dessa temática.

        O conceito de marketing de experiência, tal como apresentado por Schmitt (1999), afirmava que o marketing precisava considerar a experiência dos consumidores. O autor é um marco teórico dentro da temática, em seus estudos, apresenta o marketing de experiência como uma outra forma de perceber o ato do consumo, considerando o ponto de vista do consumidor e indo no sentido oposto do que considerava o que o Schmitt (2002) chama de "marketing tradicional”.

        Segundo Schmitt (2002), o marketing tradicional parte de uma premissa racional, que entende o ato de consumo como sendo fruto de uma decisão lógica. Na figura abaixo pode-se perceber as principais características do marketing tradicional:

Figura 1: Características do marketing tradicional

[pic 1]
Fonte: SCHMITT, 2002, p. 30.

A partir disso, a grande área do marketing mudou sua óptica “do produto (“o que” se consome) para a experiência (“como” se consome) e as empresas passam a gerenciar experiências ao invés de fornecer apenas bens e serviços” (LAROCCA et al., 2020, p. 782). Para Justo e Massimi (2016, p. 108) “o consumidor, que antes era parte significativa do objetivo final do processo mercadológico, o chamado “comprador”,  passou  a  ter  papel  de  protagonista  no  processo,  ao  ser  “ouvido”  e  questionado sobre suas necessidades e desejos de consumo”.

        Os autores afirmam ainda que:

Essas tendências têm como objetivo entender de forma mais completa o pensamento, os desejos e as necessidades dos consumidores, assim como os modos pelos quais eles interpretam o que lhes é imposto pelo mercado em termos de consumo. O foco principal das atividades mercadológicas, nesse momento histórico, passou a ser a experiência do consumidor, de uma forma mais ampla, envolvendo não apenas as questões relacionadas à satisfação das necessidades, mas sim à satisfação do ser humano consumidor (JUSTO, MASSIMI, 2016, p. 108).

        De acordo com Larocca et al. (2020, p. 783), o marketing de experiência, que também pode ser chamado de marketing experiencial, ou marketing experimental, possui por “finalidade proporcionar aos consumidores experiências através dos sentidos e das emoções (SARGI e MATTOS, 2015) e tem sido aplicado em áreas, tais como varejo, branding e marketing de eventos, e turismo”.

        Holbrook e Hirschman (1982) foram os primeiros a considerar a experiência de consumo como importante fator que influenciava os indivíduos no ato de comprar. Os autores trouxeram para o debate as variáveis emocionais que cercam a experiência do consumo, que antes era considerada apenas como um ato racional. A partir disso, é possível afirmar que o consumo pode também ser impulsionado por fatores emocionais, como sonhos, desejos, sensações, prazeres, etc. (LAROCCA et al., 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (368.3 Kb)   docx (281 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com