TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design de Comunicação

Por:   •  16/7/2020  •  Resenha  •  3.484 Palavras (14 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Índice

  1. Introdução

1.1 Área e tópico ………………………………………………………………………………....3

1.2 Delimitação e justificação do tema………………………………………………….3

  1. Enquadramento da área

        2.1 Revisão bibliográfica………………………………………………………………………..4

        2.2 Fundamentação teórica…………………………………………………………………..6

  1. Estado-da-arte………………………………………………………………………………………………….7

  1. Discussão do tópico……………………………………………………………………………………….…8
  1. Conclusão……………………………………………………………………………………………………….10
  1. Referências……………………………………………………………………………………………...……..11

1. Introdução

1.1 Área e tópico

Este trabalho irá focar-se no desenvolvimento de um ensaio dentro do domínio temático do Design de Comunicação, tendo como principal tópico os videojogos e o impacto que estes têm na sociedade, em que os utiliza e as suas consequências, elas positivas ou negativas.

1.2 Delimitação e justificação do tema

Design

Antes de tudo, é necessário entender o conceito de design. Muito breve, o design pretende melhorar os aspetos funcionais, ergonómicos e visuais de um produto. Tem por objetivo responder às necessidades do consumidor, de forma a aumentar o conforto, a segurança e a satisfação dos mesmos. As empresas têm utilizado o design como ferramenta para introduzir distinções nos produtos e se destacarem no mercado, perante aos seus concorrentes, mas também de modo a conquistarem novos mercados.

Normalmente, design é associado à funcionalidade e ao estilo. Os melhores recursos que podemos usar para descobrir o design são os nossos sentidos, nomeadamente a visão e o tato, empregues no uso do produto.

Design Multimédia

Este domínio do design é que como uma arte que integra várias formas dos media. É usado em websites, aplicações, nas formas tradicionais dos media e em videojogos, precisamente o tema que pretendo abranger.

Este design querer habilidades criativas e técnicas por parte do designer para trabalhar vários tipos de media. Isto é notório nas grandes indústrias de publicidade e marketing, onde adotaram esta tendência de usar várias formas de media para atingir um público mais alargado. Para além destras indústrias, também a da educação e principalmente dos videojogos também estão a aproveitar as inovações que se fazem sentir no design multimédia.

Videojogos

Sendo este um tema em constante evolução e debate, a realidade de há uns anos é completamente diferente da realidade dos dias de hoje. No entanto, o tema da influência que os videojogos possuem na sociedade e em que os utiliza está sempre presente e as suas opiniões mantêm-se conformes, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis. Assim, todo a pesquisa e estado da tarde serão feitos de modo livre pois para este trabalho os anos em que os artigos foram publicados não são o dado mais relevante.  

Apesar de este ser um tópico popular, para entender completamente os efeitos dos videojogos na cultura convencional, é importante entender o desenvolvimento da cultura dos jogos ou a cultura que envolve os videojogos. Em poucas décadas, a indústria de videojogos sofreu mudanças drásticas tanto tecnologicamente como culturalmente, e o ritmo dessa mudança está apenas a aumentar cada vez mais. Com essas mudanças, muitas questões começaram a ser levantadas, nomeadamente aos impactos que a tecnologia tem na sociedade atual e, principalmente, sobre os impactos que ela tem na vida de crianças e jovens, os quais já nascem inseridos num mundo dominado pela disponibilidade de informações e pelos meios de comunicação.

2. Enquadramento da área

  1. Revisão bibliográfica

O design multimédia foi o primeiro a ser abordado pelo docente nas aulas teóricas. Primeiro foi introduzida uma pequena definição de “Multimédia”, onde o docente refere que o conceito de Multimédia se define enquanto forma de expressão ou arte, pela conjugação de diferentes media suportados por processos computacionais, ou seja, Multimédia privilegia o uso dos diversos sentidos (visão, audição e tato) e de tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.  

Este é um conceito que abrange toda uma panóplia de áreas, desde a matemática, engenharia, tecnologia, artes, filosofia, design, etc. Aqui, o nosso foco irá ser o design de comunicação.

Foram-nos apresentadas 3 áreas dentro do Design Multimédia durante a aula:

  • “Content Creator”

Como o seu nome indica, a sua função é criar conteúdo, ou seja, criar obras e produtos. Esta pessoa domina a escrita em múltiplos media e plataformas, conhece as propriedades tecnológicas que condicionam cada media, conseguindo assim tirar o melhor partido de cada um deles. Para além disso, também tem fortes noções das propriedades expressivas de cada media e domina a arte de integração de múltiplas formas de media.

Dentro deste grupo inserem-se os “Media composers”, “Multimedia Writers” e os “Audiovisual Producers”.

  • “Interaction Designer”

A principal função destes designers é a criação de processos e modelos. Estas pessoas dominam as artes da interatividade interna dos media e inter-media, têm boas noções das propriedades algorítmicas do digital, conhecem as valências psicológicas dos utilizadores e da interação e dominam as metodologias de requisitos, avaliação e validação.

Dentro deste grupo de designers encontram-se os “Interaction designers”, “Narrative designers” e os “Game designers”.

  • “Multimedia Developer”

Estes últimos, são responsáveis pela resolução de problemas e por produzirem soluções para esses mesmos problemas. Estes developers desenvolvem algoritmos e dominam um conjunto de linguagens scripting. Têm também boas noções dos sistemas de informação que suportam os media e conhecem as tendências dos frameworks de suporte ao desenvolvimento.

Nesta área mais de “programação” inserem-se os “Front-end develoeprs”, “back-end develoeprs” e os “game developers”.

Chegando ao Design Thinking, este é um conceito que surgiu dentro do design, é uma forma de pensar que ajuda a resolver problemas de qualquer tipo. Surgiu na área do design e é basicamente uma combinação de mindset com um plano de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (231.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com