TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito na Publicidade

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

FEMA – Fundação Educacional do Município de Assis

Eloize Ellen Silva de Souza
2ºCSPP

O direito na publicidade

Hoje nota-se uma crescente elaboração de campanhas publicitarias cheias de criatividade que fogem da visão clássica no que desrespeito a campanhas publicitarias, e com isso acabam cativando o consumidor com tamanha eficácia na abordagem. Porém, nem sempre ocorre a observância a disposição legal estabelecida sobre o devido assunto, oque provavelmente poderá acarretar em prejuízo ao invés de lucro.

Diante dessa situação devemos inicialmente diferencia a Publicidade e Propaganda. A propaganda possui sentido informativo, visando divulgar conceitos de forma ideológica, aqui o objetivo principal não é vender e sim disseminar uma ideia. Publicidade, além de informa, o objetivo é persuadir o consumidor despertando o desejo e criando uma necessidade para que o mesmo realize a compra.

Existem padrões técnicos estabelecidos por meio de normais a qual toda e qualquer medida publicitaria deve obedecer. Os órgãos fiscalizadores CONAR e CENP possuem competência para regulamentarem os padrões. Conforme presenciamos na prática, a publicidade por ser mais direta merece maior atenção, pois, se seus limites não forem devidamente respeitados poderá ser configurada a publicidade enganosa e abusiva.

O código (Art. 37 , § 1º e § 2 ), proíbe a pratica da publicidade enganosa ou abusiva, e responsabiliza os responsáveis independente de terem enganado ou prejudicado o consumidor efetivamente, bastando apenas umas analise do potencial da ofensa que o anúncio pode causar.Sendo assim temos a afirmação que a exigência legal é que a publicidade seja honesta, dotada de boa fé e que não vise prejudicar o consumidor.


Assis/SP
2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com