TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDAMENTO DA INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTO DA INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA

  

ENCONTRO 3

Baseado na discussão sobre o caso Watersheik, faça um pequeno texto respondendo à pergunta: Até onde se pode ir atrás de uma notícia?

Na vida, tudo que se deseja requer esforço e luta. Quando se quer algo, é necessário que vá atrás.
Porém, em alguns casos, o que se deseja pode se deparar com riscos, e a seguinte pergunta surge: “Será que vale a pena?”
Vamos exemplificar uma situação no ramo do jornalismo, onde o jornalista precisa de uma notícia para se destacar. Bom, ele seria capaz de tudo!
Mas e se, para conseguir essa notícia, ele descobrisse além do que estava procurando e ter ciência de determinadas informações o pudesse prejudicar de forma grave?
Até qual ponto ele iria por essa notícia? Será que vale a pena?

Algumas pessoas teriam “peito” e seguiriam em frente, outras não, pois decorrente a maldade do ser humano, tudo se passa pela mente.

É um assunto complexo, pois varia de toda situação e dos possíveis riscos que se pode esperar.

FONTES E APURAÇÃO

  

ENCONTRO 4

Faça um texto de até 10 linhas respondendo à seguinte questão:

Até onde é correto a preservação do sigilo da fonte?

Um jornalista faz seu juramento do cumprimento de sua função com ética e responsabilidade. E o sigilo da fonte contempla o Código de Ética, consequentemente, a quebra dessa jura se torna completamente errada e contrário ao seu cumprimento de função, à sua ética, ao seu caráter.
O correto é preservar esse juramento até o fim, sem quebrá-lo em momento algum, pois independente do que se trate, nada é maior que a sua consciência tranquila de ter jurado algo e cumprido.

FONTES E APURAÇÃO

ENCONTRO 5

Fazer uma resenha de até 10 linhas sobre o filme Todos os Homens do Presidente

O filme relata o escândalo ocorrido em Washington no ano de 1972, sobre a invasão do Edifício Watergate.
Um caso de espionagem política e lavagem de dinheiro a favor de um candidato a presidência.
Dois jornalistas se juntam para investigar o caso da invasão realizada por cinco ladrões que os fizeram duvidar que se tratava de um simples assalto, ao longo do tempo se deparam com a verdade e descobrem a espionagem afim de prejudicar o candidato adversário com provas de algo ruim que o mesmo tivesse feito.
Mesmo diante de inúmeros obstáculos - e uma total “briga de cachorro grande”-os jornalistas não desistiram e foram até o fim na busca pela verdade.

INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA E O USO DA TECNOLOGIA

 

ENCONTRO 6

Elabore um texto de até 15 linhas respondendo à seguinte questão: Há limites éticos para a utilização da tecnologia na Investigação Jornalística?

Auxiliando na facilidade de encontrar pessoas, e até mesmo, descobrir informações sigilosas, a evolução tecnológica também acelera todo o processo de imediatismo do mundo jornalístico.
Entretanto, pode chegar a um limite em que todas as possibilidades oferecidas fogem dos limites éticos que são impostos, tais como, a invasão de privacidade e o sigilo de informações e dados.
Há um limite em cima da ética para uma investigação jornalística, tudo contemplado no Código de Ética e no juramento jornalístico realizado quando o profissional decide ingressar nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (926.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com