TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Transportes e Abastecimento

Por:   •  7/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Passo 01:  Gerenciamento de Transportes e Abastecimento        4

2.2        Passo 02: Gestão da Qualidade        5

2.3        Passo 03: Processos Logísticos        6

2.4        Passo 04: Análise de Custos        8

2.5        Passo 05: Sistemas de Informação Gerencial        9

3        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo nos capacitar para realizar um planejamento e o controle dos processos logísticos. Será um estudo acerca de uma Rede de Mini Mercados. Sendo escolhida esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Mantendo uma trajetória consistente de crescimento, com a implantação da pandemia a empresa começou a pavimentar o caminho para um novo ciclo de expansão. Esse novo estágio, contudo, tem exigido muito dos proprietários, com uma demanda maior de produção os proprietários da rede não querem perder a oportunidade de expandir o negocio porém precisam implantar um sistema de gestão que possibilite gerir seu negócio de forma eficiente, diminuindo as perdas, organizando a logística de funcionamento da loja e mantendo a qualidade de seus produtos.

São muitos os detalhes a se preocupar sem contar com os imprevistos que vão surgindo durante o processo. Tendo conhecimento de todas essas situações, existem ferramentas administrativas que auxiliam muito no planejamento de qualquer negócio. Conhecer essas ferramentas e fazer sua aplicação de forma correta, facilita muito o trabalho do empreendedor e sua equipe, sem contar que toda inovação muitas das vezes vem acompanhada de certa turbulência, quando uma empresa decide se reinventar e expandir, ela precisa enfrentar os riscos que esse novo desafio oferece. Nossa missão é apresentar técnicas para enfrentar esses riscos aplicando as ferramentas ensinadas nesse semestre.


  1. DESENVOLVIMENTO

        Com o distanciamento social e as normas de saúde várias empresas fecharam suas portas e muitas outras se viram afundadas em dívidas. A rede de Mini Mercados Luza não trabalhava com delivery, entretanto, teve que recorrer à essa estratégia para que pudesse dar continuidade a sua operacionalização e funcionamento no mercado. Seus gestores sabiam que precisavam tomar iniciativas inovadoras para lidar com este momento imprevisível. Eles possuíam compromissos a serem cumpridos, como pagamentos de fornecedores e salários. Logo, pensaram em alternativas para esta situação e desenvolveu novos produtos e novos formatos para colocar no mercado e obter faturamento.

        

  1. Passo 01:  Gerenciamento de Transportes e Abastecimento

        Para que o projeto tenha sucesso é indispensável um bom planejamento de gestão para este novo formato implementado pela Rede de mini mercados. No auge da pandemia, vivemos um momento crítico para a saúde e a economia do Brasil e do mundo. Nesse momento, muitas empresas fecharam suas portas e outras que puderam continuar trabalhando tiveram mudanças ou precisaram se adequar em novo modelo de trabalho.         

        O conceito de armazenagem compreende o recebimento, o descarregamento, o carregamento, a ordenação e a conservação de matérias-primas, produtos semiacabados e mercadorias em um armazém.O sistema de armazenagem é composto por um conjunto de equipamentos, usados para arrumar adequadamente tanto mercadorias, como matérias primas ou produtos acabados, de forma manual ou mecânica, usando ou não mecanismos para movimentação dos materiais, como empilhadeiras e porta-paletes.

Os equipamentos usados no sistema de armazenagem devem ser aplicados de acordo com o tipo de produto a ser preservado, dentro de uma área disponível e adequada com as condições higiênicas e climáticas, caso se faça necessário. A determinação do melhor sistema de armazenagem deve levar em conta, antes de tudo, as características dos produtos, considerando seu peso, suas dimensões e a necessidade ou não de equipamentos adequados. Além disso, deve-se considerar também as condições do espaço físico do armazenamento, como, por exemplo, o pé direito e as condições do piso do local, dando especial atenção às condições operacionais, como a seletividade dos produtos e a quantidade de itens a serem armazenados.

O sistema de armazenagem exige cuidados especiais, seja para a guarda de volumes ou para sua movimentação dentro do almoxarifado. Entre os equipamentos utilizados no sistema de armazenagem, há cinco principais, que exigem a atenção dos gestores do armazenamento e da logística de uma empresa:

  • Veículos industriais de transporte;
  • Equipamentos para elevação de transferência dos materiais;
  • Transportadores contínuos de cargas;
  • Embalagens;
  • Recipientes;
  • Estruturas de armazenagem.

  1. Passo 02: Gestão da Qualidade

Para que a qualidade desejada, seja mantida e padronizada, analisa-se um dos processos de produção através do modelo FEMEA.

Análise dos Modos e Efeitos de Falha (FEMEA), é um método para evitar falhas e analisar os riscos do processo, determinando causas e resultados e medidas a serem usadas para suprimi-los. O modo de falha está relacionado ao fato de que um processo pode levar à operação defeituosa. O processo inclui três elementos: impacto, causa e descoberta. O resultado são as consequências que a falha pode ter no cliente; o motivo é a causa que indica a causa da falha e a detecção é o método de controlar o processo para evitar possíveis falhas. O objetivo do FEMEA é identificar, definir e descrever as não conformidades (modos de falha) geradas durante o processo e seus efeitos e causas, para que essas não conformidades possam ser reduzidas ou eliminadas por meio de medidas preventivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com