TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Invasor Americano

Por:   •  23/5/2017  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  2.890 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Do Rio Grande do Sul

 Marcos Vinicius de Farias Tolentino

Propaganda Politica, (Turma U)

Filme: O Invasor Americano
Titulo original: (Where to Invade Next?)
Ano: 2016
Diretor: Michael Moore
Gênero: Documentário
País de Origem: EUA

“Michael Francis Moore (Flint23 de abril de 1954) é um documentarista e escritor americano, conhecido pela sua postura crítica, sobretudo em relação à violência armada da sociedade americana, às grandes corporações, às desigualdades econômicas e sociais[1][2] e à hipocrisia dos políticos, tendo sido particularmente crítico a George W. Bush e à invasão do Iraque.” – Wikpedia

Neste Filme, de maneira descontraída, Michal Moore se encontra com chefes de segurança dos Estados Unidos na intenção de encontrar uma solução que contorne as fracassadas intervenções militares do país nos últimos anos, que tinham como objetivo principal, “levar democracia” e se apropriar do petróleo das regiões invadidas.

A partir dessa premissa Michael Moore decide sair em uma missão solitária cujo objetivo é sair por países da Europa para “invadir” e “roubar” suas politicas de bem estar social que fariam muito bem para o povo dos Estados Unidos.

Sua Primeira para, por exemplo, é na França onde ele conversa com um casal da classe trabalhadora sobre os direitos trabalhistas, como direto a férias remuneradas, licença maternidade, e até mesmo um 13º salário. Algo que soa totalmente estranho para Michael, ou para qualquer cidadão norte americano, ele se mostra totalmente incrédulo com essa realidade, e mostra certa dificuldade em compreender como é que funciona um 13º salário.

Então ele decide conversar com empresários para ver se eles estão de acordo com todos esses direitos que eles tem que pagar para seus trabalhadores, e a surpresa tanto pra ele, quando para nós é que os patrões pensam que todos esses benefícios são essenciais para garantir uma boa saúde e modo de vida para seus empregados, e que dessa forma eles trabalham menos estressados e produzem mais.

O filme tem como objetivo obvio, criticar o aceleramento das politicas neoliberais, que estão acabando com o estado de bem estar social onde quer que elas estejam sendo aplicadas. Desta forma por onde quer que Moore passe e escute uma nova ideia de politica publica eficiente, e benéfica, ele “rouba” a ideia num ato simbólico onde finca uma bandeira dos EUA no território do “Inimigo” ou lado da pessoa que ele esta entrevistando.  

É interessante ver a forma com que Michael Moore se propõe a desconstruir o “sonho americano”, a maior parte dos cidadãos ao redor do mundo tem um ideal de que os Estados Unidos da América são o melhor lugar do mundo, “a nação mais poderosa”. Porém ao longo do documentário assistimos o diretor descontruindo essa imagem, ao investigar politicas públicas pela Europa, que seriam capazes de deixar grande parte do povo estadunidense com inveja.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com