TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O invasor americano

Por:   •  7/6/2020  •  Resenha  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  2.318 Visualizações

Página 1 de 10

O documentário “O invasor americano”, é uma produção do diretor Michael Moore que é um escritor, documentarista, defensor da igualdade econômica, social e critico acerca da violência armada na sociedade dos Estados Unidos. Esse documentário é uma critica aos Estados Unidos da América, toda história se passa depois do fracasso de intervenções militares dos EUA em territórios como o Iraque. Então Moore se dá como voluntario, para ir até outros países, como se fosse escalado pelo exército americano, em busca de ideias para a resolução de problemas como a ineficácia da educação, altos índices de violência, liberdade de expressão limitada, já que movimentos de luta para a conquista de direitos trabalhistas, por exemplo, é fortemente repreendida pela policia, ou seja, o principal objetivo de Michael Moore é melhorar a vida dos norte americana.

Esse projeto traz consigo muito conhecimento sobre diversos países no mundo que está relacionado a pratica de valores éticos, morais e sociais, mostrando cenas capazes de impressionar os telespectadores e impulsiona-los a acreditarem na possibilidade de uma boa qualidade de vida, sendo necessária dedicação para isso acontecer, então ele engloba países como Itália, França, Portugal, Alemanha, Islândia, Tunísia, Finlândia e Noruega. A partir dessa analise pode-se perceber que o Brasil, também possui algumas fragilidades, e direitos estabelecidos pela constituição que não são colocados em pratica de forma eficaz. E isso é responsável pela geração de uma espécie de rede de problemas interligados que acabam sendo refletidos na vida dos cidadãos.

A Finlândia foi o terceiro país visitado por Michael Moore, que se destaca por possuir uma das melhores educações do mundo. Nesse país os alunos ficam apenas três ou quatro horas em sala de aula e não possuem dever de casa. Isso acontece porque após a escola os estudantes usam o seu tempo para o esporte, leitura e diversão. Nesse país também é ministrada disciplinas como artes e música, e o sistema de provas aplicado é o descritivo, sem a utilização de questões objetivas. Além disso todas as escolas são de boa qualidade, não existindo diferença entre elas e consequentemente classificação de melhor instituição de ensino. Os estudantes também possuem a oportunidade de opinar, por exemplo, sobre a estrutura da escola. Com isso pode-se perceber muitas diferenças desse sistema educacional moderno com o do Brasil que apresenta fragilidades em infraestrutura e metodologias de ensino.

Até porque a educação é um direito fundamental de todos os cidadãos, que é essencial para o desenvolvimento do homem, construção de um país melhor, com menor índice de violência e desigualdade social. Sendo o Estado, principal responsável por proporcionar a efetivação desse direito, pois segundo a Constituição Federal de 1988, art.205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, mas como se pode perceber esse direito não é garantido de modo eficaz. De acordo com o art.206 (inciso)VII deve haver a garantia do padrão de qualidade, algo que não acontece no Brasil, já que as escolas enfrentam dificuldades como: ausência de uma infraestrutura correta, professores, livros didáticos e um sistema de ensino atrasado.

Ainda na pauta da educação, ao comparar os alimentos disponibilizados pelas escolas francesas com os das escolas brasileiras, pode-se visualizar uma notória diferença. Na França os alunos possuem uma alimentação de qualidade e balanceada desde a infância, diferentemente do Brasil, em que os alunos sofrem com a falta de merenda escolar e estão sujeitos ao consumo de alimentos ricos em gordura responsáveis por causar inúmeros malefícios ao ser humano. Nas escolas da França também é ministrada aulas de educação sexual, e isso gerou como consequência a redução do número de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Sendo essa uma ideia que deveria ser analisada e aplicada na sociedade brasileira, pois o país ainda enfrenta problemas como gravidez na adolescência e grandes índices de doenças transmitidas por meio do sexo. Devido à falta de orientação e conhecimento de meios contraceptivos.

Essa fragilidade do sistema educacional brasileiro está relacionada à falta de investimento nesse setor, pois segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apenas 5% do PIB é investido na educação, diferentemente da França em que os cidadãos pagam impostos, mas em possuem o acesso a um bom sistema de saúde gratuito e uma boa educação. Portanto é necessário que o poder público realize medidas para garantir o direito a educação de modo eficaz. O primeiro passo a ser dado é o aumento de investimento para esse setor, para melhorar a infraestrutura das escolas, aumentar a quantidade transporte escolares, qualificar, valorizar os professores e proporcionar o desenvolvimento de um sistema de educação moderno baseado, por exemplo, no da Finlândia. De modo a reduzir o número de analfabetos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, a partir da comparação dos valores e acontecimentos históricos ministrados nas escolas da Alemanha, pode-se perceber que a educação brasileira apresenta fragilidades no ensino de acontecimentos marcantes da historia do país. Na Alemanha todos os dias são relembrados os fatos que aconteceram durante a segunda guerra mundial, os indivíduos convivem diariamente com a lembrança, por exemplo, de atos desumanos praticados contra os judeus. E isso é feito para que os cidadãos tenha conhecimento do que realmente aconteceu, bem como as consequências geradas. Além de ser uma maneira de evitar que algo parecido possa acontecer novamente e de fortalecimento do sentimento de nacionalidade. No Brasil, não ocorre com frequência o ensinamento de acontecimentos históricos que exerceram um papel fundamental na construção da atual sociedade.

São exemplos desses eventos: O alto número de massacres contra índios, de modo a reduzir a quantidade de representantes dessa cultura que ate os dias atuais exerce influência no modo de vida dos brasileiros, seja por meio da culinária ou qualquer outro costume. Também existe o mínimo ensinamento de acontecimentos como o Regime Militar que causou sérias mudanças em toda a sociedade. Além de movimentos como os caras pintadas, um movimento estudantil que ocorreu no ano de 1992 com o objetivo de protestar pelo Impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, acusado por corrupção. De acordo com o art.210 da Constituição Federal de 1988. Serão fixados conteúdos mínimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com