TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WELFARE STATE, O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL APLICADO: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “O INVASOR AMERICANO

Por:   •  24/9/2019  •  Artigo  •  5.703 Palavras (23 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 23

WELFARE STATE, O ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL APLICADO: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “O INVASOR AMERICANO”

ALEXANDRE ROMÃO[1]

JÉSSICA CARLA BENTO DE SOUZA[2]

JOÃO PAULO MARTINS AIRES[3]

ROSA OLINDA CRISTIANE CORRÊA NEGRELLO[4]

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar a origem e o conceito do Welfare State, também conhecido como Estado de Bem-Estar Social e como suas diretrizes são aplicadas no Brasil. O presente artigo também irá apresentar uma análise do documentário “O invasor Americano” de direção de Michael Moore, buscando apresentar como está organização política e econômica é aplicada em outros países.

O presente artigo tem como base em sua estrutura pesquisas bibliográficas com cunho qualitativo e análises de textos de modo exploratório e descritivo para expor com clareza a finalidade dos assuntos tratados. O mesmo utiliza o método dedutivo para melhor expor o tema buscado. Ao final do artigo, será feito uma conclusão com base no entendimento do que foi explanado pelo tema.

Palavras-Chaves: Welfere State; Estado de Bem-Estar Social; O invasor Americano; Organização Política e Econômica.

 

ABSTRACT

This article aims to present the origin and concept of the Welfare State, also known as the Welfare State and how its guidelines are applied in Brazil. This article will also present an analysis of Michael Moore's documentary "The American Invader", seeking to present how this political and economic organization is applied in other countries.

This article is based on its qualitative bibliographical research and exploratory and descriptive text analysis to clearly expose the purpose of the treated subjects. It uses the deductive method to better expose the theme sought. At the end of the article, a conclusion will be made based on the understanding of what was explained by the theme.

Key-words: Welfere State; State of Social Welfare; The American invader; Political and Economic Organization.

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

                Este artigo tem como objeto, discutir os conceitos básicos do Welfare State, conhecido também como Estado de Bem-Estar Social, e sua aplicação dentro do território nacional. Tens também como escopo, a análise do documentário “O invasor americano”, dirigido por Michael Moore, buscando mostrar como se dá a organização política e econômica desta ideia em outros países.

                Em um primeiro momento, mostramos a origem do Welfare State como política social econômica, quais são suas características, como se dá sua aplicação no geral, suas garantias assistencialistas e seu modelo econômico. Destacam-se o seu surgimento no pós segunda-guerra, algumas perspectivas que tentam explicar os fatores de sua criação e sua teoria econômica.

                Na sequência, trazemos a análise para aplicação no cenário brasileiro. Neste tópico buscamos mostrar as fases da constituição da ideia no território nacional, as lutas políticas, de classe e sociais, bem como a promulgação da Constituição da República Federal do Brasil de 1988, na qual se aplicou a teoria do Estado de bem-estar social e a sua funcionalidade pratica no cenário atual.

                Para finalizar, no ultimo tópico deste artigo é abordado o documentário “O invasor americano”, dirigido pelo por Michael Moore, lançado em 2015. Neste tópico abordaremos maneira efetiva de como é aplicado os ideais do Welfare State, e a sua comparação com o atual direito brasileiro.

  1. METODOLOGIA

        O presente artigo tem como base em sua estrutura pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e análises de textos de modo exploratório e descritivo para expor com clareza a finalidade dos assuntos tratados. O mesmo utiliza o método dedutivo para melhor expor o tema buscado.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A ORIGEM DO WELFARE STATE 

                O Welfare State surgiu com mais força a partir da Segunda Guerra Mundial, período que ficou conhecido como a “Grande Depressão”, e teve origem no pensamento Keynesiano de John Maynard Keynes, que quebra a visão de livre-mercado, favorecendo a intervenção estatal na economia.

        O termo Welfare State, é uma expressão em inglês, e significa “Estado de Bem-Estar Social”. Esse sistema nada é formado por políticas sociais onde o Estado é o responsável por promover serviços básico, ou seja, podemos compreender que o Welfare State é um conjunto de assistências sociais, como moradia, saúde, educação, seguridade social, manutenção da renda, entre outras. Independentemente do nível de renda da população a política de assistência social existe para todos, porém são distintas de país para país, onde por vezes acabam se transformando em políticas de direitos sociais e civis. Deste modo, aponta-se uma conclusão sobre as “necessidades sociais”, cujos são o objeto trabalhado pelo sistema proposto no Estado de Bem-Estar Social:

A conclusão a respeito das “necessidades sociais” que um estado do bem-estar deveria satisfazer é que não se trata exclusivamente de prover necessidades materiais, mas de provê-las por meio de serviços universais que evitem o estigma e contribuam para a construção da identidade das pessoas tendo por referência a comunidade política da qual são membros[5]. Titmuss (1974, p. 38).

        O Welfare State é visto como o sistema ideal, onde o Estado é o agente que proporciona a vida social e econômica, cedendo a todos os indivíduos bens e serviços básicos de qualidade durante toda a vida. Em países onde o sistema é o social-democrata, como nas sociedades ocidentais e modernas, esse modelo de gestão pública é comum, e exemplos podem ser observados em países como a Suécia, Dinamarca e Noruega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com