TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETO DA COMUNICAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NAS CIÊNCIAS

Por:   •  2/10/2019  •  Resenha  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Vera França

O OBJETO DA COMUNICAÇÃO E A COMUNICAÇÃO NAS CIÊNCIAS

São Luís/MA

2018

Dyego Márcio Amorim Silva

RESUMO

ALDÉ, Alessandra; FRANÇA, Vera Veiga; RAMOS, Murilo César (org.) Teorias da Comunicação no Brasil: Reflexões contemporâneas. Salvador-Brasília: EDUFBA-COMPÓS, 2014. O objeto da comunicação e a comunicação nas ciências.

A autora inicia o texto apresentando o estudo da comunicação, ela diz que a comunicação é algo concreto, que está nos atos mais simples do cotidiano e divide-a em dois tipos de conhecimento: O conhecimento prático ou operacional que consiste em um conhecimento do domínio do fazer, que seria o domínio de técnicas como o desenvolvimento da criatividade e organização de síntese, já o outro conhecimento é o saber sobre o fazer, este consiste em interpelar as próprias práticas da comunicação. A união desses dois conhecimentos se da na criação das Teorias da Comunicação.

O objeto e o conhecimento

Neste primeiro tópico se inicia uma reflexão sobre o processo de conhecimento e como se dá a relação entre sujeito e objeto. Vera França trata da relação do sujeito e objeto como o cruzamento de duas dinâmicas, a abertura para o mundo e o enquadramento dele, isto tem como objetivo entender o nosso objeto para então identificar no novo a permanência de algo existente.

A autora entende que não existe apenas uma forma de conhecimento e aborda algumas formas. Conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com