TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PRODUTO JORNALÍSTICO

Por:   •  12/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO TERESINA
CURSO DE JORNALISMO

                     

 

PROJETO DE PRODUTO JORNALÍSTICO

  1. ALTOS-PI
  2. 10/05 /2020

BIANCA MARIA VIANA DE SOUSA

         

          RECONEXÃO|  
[pic 2]

(Projeto experimental de uma revista informativa para plataformas online)

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Projeto Experimental I, como requisito parcial para elaboração da monografia ou de projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

     

  1. ALTOS - PI
  2. 05 - 2020

SUMÁRIO

  1. Introdução

4

  1. Objetivos

5

  1. Justificativa

6

  1. Revisão Teórica

7

  1. Metodologia

8

  1. Cronograma

9

  1. Referências

10

  1. Apêndices e Anexos

11

INTRODUÇÃO               

Como na grande mídia a imagem que é construída diariamente em relação a residentes de bairros pobres é geralmente associada à criminalidade, observa-se que, nesses meios de comunicação, a imagem é negativa e estigmatizada.

Portanto, a proposta deste projeto é mostrar para o público o que os jovens estão fazendo em sua comunidade e ouvir seus questionamentos. Além de promover a aproximação dos mesmo com a leitura, trazendo conteúdo de qualidade e educacional para aqueles que tem um dificil acesso à cultura.

Então os personagens desse trabalho serão jovens de comunidades espalhadas pelas cidades piauienses que vêm ao longo do tempo construindo uma realidade diferente da retratada muitas vezes em, numa tentativa de desmitificar o rótulo do morador de periferia vinculado à violência e à criminalidade, na qual buscam seu espaço na mídia e na sociedade

Com o nome escolhido propositalmente, a revista digital Reconexão será criada para ser lida por meio de notebooks, tablets e smartphones tem como objetivo promover uma reconexão dos jovens em um espaço onde ele possa se expressar e se identificar com o conteúdo, abordando temas do cotidiano, oferecer espaço onde possam ter a liberdade de expressão, além de incentivar o hábito da leitura trazendo conteúdos educacionais sob a visão deles.

Nessa revista vamos trazer exemplos de histórias de vida de jovens da comunidade referente ao tema da revista, ainda vamos abordar assuntos importantes do universo jovem desde cultura à assuntos mais sérios com a presença de especialistas formados e da própria comunidade, sendo quadrimestral a edição.


 OBJETIVOS                   

- Objetivos Gerais:

  • Produzir revista digital com o objetivo de dar voz aos jovens da periferia piauiense.


- Objetivos específicos:

  • Produzir edições da revista que relata o cotidiano dos jovens moradores das periferias Piauiense.
  • Aprofundar os conhecimentos nos assuntos específicos de interesse das comunidades para aplicar na revista.
  • Realizar levantamento bibliográfico sobre comunicação comunitária

JUSTIFICATIVA          

Este projeto torna-se de relevância para a área do estudo da comunicação comunitária, ao passo como está auxilia a forma alternativa de utilizar-se do jornalismo para atender os anseios da minoria que geralmente não tem espaços em grandes veículos, além de levar uma nova experiência e aproximação entre o leitor e sua comunidade.

Outro ponto importante que completa a justificativa da criação de uma revista como a Reconexão, é a posição que o jovem assumiu no meio social, na qual tem uma posição de grande relevância na formação de opinião no meio em que está inserido. Ao trazer a comunicação comunitária como o centro deste projeto, a Revista Reconexão propõe uma quebra dos estereótipos criados ao longo dos anos pelas revistas padrões de público jovem, onde tratará temas cotidianos e realidades pouco exploradas dentro da sociedade.

Esse projeto irá mostrar a cultura e a diversidade dentro desses locais onde não há visibilidade na qual os autores acreditam que é preciso uma atuação mais eficaz voltada para os locais afastados, uma vez que “os veículos de comunicação de massa que estão no mercado acabam abandonando as informações regionais ou locais na esperança de se tornarem veículos nacionais” (ERBOLATO, 2008).

 4- REVISÃO TEÓRICA       (O QUE JÁ FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?)

                 

        A revisão teórica é a parte do projeto no qual o acadêmico irá destacar estudos que já foram feitos anteriormente e que possuem relação com seu objeto ou foco de pesquisa. Para isso será necessário realizar uma busca em livros, artigos e outras fontes. O objetivo desta etapa é evitar refazer trabalhos que já existem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com