TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Experimental Live Marketing

Por:   •  14/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.263 Palavras (22 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

RELAÇÕES PÚBLICAS

JOHNNY ROCHA EVANGELISTA

ELABORAÇÃO DE UMA AÇÃO DE LIVE MARKETING PARA A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEC)

GOIÂNIA 2018

JOHNNY ROCHA EVANGELISTA

ELABORAÇÃO DE UMA AÇÃO DE LIVE MARKETING PARA A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEC)

Projeto de Pesquisa elaborado para a disciplina “Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação” do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

Goiânia, dezembro de 2018

1 INTRODUÇÃO

O mundo está em constante transformação. As novas tecnologias, principalmente a internet, transformaram a forma com que interagimos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Somos constantemente bombardeados com um número de informações superior à capacidade de armazenamento da nossa memória. Como resultado,nemtudo que nós vemos, ouvimos e lemos permanecerá guardado em nossa mente. E para adaptar-se ao cenário atual, o marketing precisouevoluir.

A origem do marketing é anterior até mesmo ao surgimento do capital. Porém, somente com o advento da revolução industrial sua prática ganhou notoriedade. A substituição das oficinas artesanais pelas fábricas aumentou substancialmente o número de produtos no mercado, o que criou a concorrência e a necessidade de criar formas parasuperá-la.

Fabricar um produto não era garantia de vendê-lo, era necessário anunciar sua existência e vantagens em relação à concorrência. Foi nesse panorama que as práticas de marketing se proliferaram e tornaram-se o que Bernd Schimitt (1999) chamou de marketing de características e benefícios, que se baseia em exaltarosatributos de umproduto.

Essa prática tornou-se dominante durante todo o século XX, porém, em 1999, Bernd Schimitt anunciou que uma revolução iria alterar profundamente as práticas de marketing, que

passariam de orientação para as qualidades do produto para promoção de experiências para o cliente. Hoje, o marketing é mais do que vender produtos, é criar ligações cognitivas com os consumidores.

O arauto dessa revolução,oufruto dessa evolução, é o Live Marketing. A prática compreende toda ação de marketing que promova alguma interação ao vivo, seja presencialoumediada por um meio de comunicação, entre consumidor e marca, provocando experiências marcantes para ele e assim estabelecendo uma relação. Pormeiode experiências positivas ligadas à marca, o Live Marketing é capaz de criar laços emocionais comosconsumidores, responsáveis, por exemplo, por fazeremos fãsda Apple permanecerem por dois dias na fila esperando o lançamento do novo smartphone daempresa.

Com o objetivo de tentar avaliar o poder do Live Marketing e compreender sua dinâmica, esse projeto propôs uma ação de Live Marketing para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo foi criar, por meio de uma experiência positiva relacionada à PROEC, uma ligação entre o órgão e os estudantes da Universidade.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

O conceito de live marketing pode ser definido como marketing “ao vivo”, que interage com o público, proporciona diálogo entre marcas e pessoas, e promove engajamento. É a compreensão completa e diferenciada de serviços, produtos, e branding em uma mesma experiência.

Por conceito, o live marketing, também chamado de marketing de experiência, é a atividade de comunicação na qual se incluem ações que proporcionam experiência de marca e interação com o público. É o conjunto de ferramentas e atividades que utilizam o contato, a experiência sensorial e a sinestesia para alcançar objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização.

A inspiração atrelada à marca, produtoouserviço é um dos principais objetivos do live marketing. A ideia é buscar sempre impacto positivo e engajamento imediato. O desafio é provocar interesse no shopper (comprador), aproximá-lo, gerando vendasouvalor.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) procura promover, coordenar, fortalecer e divulgar as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás integradas à pesquisa, ensino e inovação de forma a aproximar instituição e sociedade em consonância aos seguintes pilares:

? articular ensino e pesquisa, com o objetivo de buscar soluções paraosproblemas e anseios dapopulação;

? coordenar as atividades realizadas pela UFG junto àsociedade;

? apoiar e consolidar as produções culturais e artísticas dos acadêmicos e também da comunidade externa àUFG.

As ações de extensão e cultura têm como princípio a interação com a sociedade, promovendo processos educativos, culturais e científicos, que articulada ao ensino e à pesquisa, de forma inseparável, possibilitam a relação transformadora e integradora entre a Universidade e a Sociedade, num caminho de mão-dupla. A extensão contribui para a qualidade da pesquisa e do ensino, uma vez que aproxima o pesquisador dos problemas a serem abordados e possibilita ao aluno uma melhor formação como cidadão e como sujeito ator de desenvolvimento.

Se de fato houver integração entre ensino, pesquisa e extensão, a divulgação e a apropriação do conhecimento científico pela sociedade acontecem como consequência do processo de integração entre a Universidade e a Sociedade.

As ações de extensão são realizadas na UFG por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, onde, as Unidades e Órgãos tem autonomia para aprovar suas ações.

As ações a serem desenvolvidas na área cultural devem valorizar e difundir as diversas manifestações culturais existentes na sociedade, além de fomentar novas demandas e espaços de cultura e inovação.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com