TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Ecônomico

Por:   •  24/5/2017  •  Tese  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema Ecônomico

Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.

Quanto à classificação, atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. 

O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando à obtenção de lucros.

Historicamente, o sistema capitalista tem passado por grandes evoluções, no século XIX, o capitalismo apresentava-se estruturado, com os industriais e banqueiros centralizando as decisões econômicas e políticas, e os comerciantes atuando como seus intermediários. No final deste século, acentuavam-se as tendências à concentração, com cartéis(um acordo entre empresas com atividades concorrentes com vista a restringir a concorrência e obter assim um controlo mais eficaz do respetivo mercado), truste(fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços) e monopólio, o que, no século XX, resultaria na formação de gigantescas empresas multinacionais. No sistema capitalista, as crises são freqüentes, provocando falências, desemprego e inflação em boa parte do mundo. Para amenizar os efeitos dessas crises, é crescente a intervenção do Estado na economia.

O Capitalismo passou por três fases:

 1) Capitalismo comercial: Foi a fase constitutiva do sistema capitalista, iniciado no século XV e consistia basicamente na formação de uma economia centrada nas trocas comerciais, que envolviam tanto as sociedades de um mesmo local quanto de diferentes países. Nesse período, o sistema econômico era o Mercantilismo, que se caracterizava pela intensa procura pelo acúmulo de territórios, matérias-primas e metais preciosos por parte das nações (metalismo). Além disso, nas trocas comerciais, cada país procurava exportar mais do que importar a fim de obter uma balança comercial favorável. No entanto, durante o capitalismo comercial, a maior parte dos trabalhadores encontrava-se, ainda, no setor primário da economia.

2)
Capitalismo Industrial: Com o advento da Revolução Industrial, o capitalismo reinventou-se e a economia passou a estar centrada na produção maquinofaturada ou industrializada. Assim, aos poucos, a maior parte dos trabalhadores deslocou-se para o setor secundário da economia e o ritmo das produções de mercadorias ditava a velocidade do crescimento econômico. Durante esse período, que se iniciou no século XVIII, estabeleceu-se a doutrina do liberalismo econômico, que defendia que todo o Estado, ao contrário de antes, não deveria mais comandar a economia, que seria autorregulada pelas leis do mercado em um possível equilíbrio dos preços e custos dos produtos. Nesse período, também se observou a ascendência da burguesia ao poder, substituindo e praticamente eliminando a aristocracia e a nobreza.

3) Capitalismo Financeiro: Ao final do século XIX e início do século XX, podemos dizer que a economia, principalmente dos países então chamados de desenvolvidos, passou pelo processo de financeirização, ou seja, sua economia deixou de estar centrada no poder das indústrias e passou a estar focada no poderio financeiro das empresas. Seguindo uma nova linha de pensamento liberal (o Neoliberalismo).


Socialismo: Em 1917, na Rússia, uma Revolução derrubou o Governo Monarquista, provocando a socialização dos meios de produção, isso significa que todas as empresas industriais ou rurais passam a ser administradas pelo estado, tudo é dividido entre todos, favorecendo o surgimento de uma sociedade sem divisão de classes, a economia controlada pelo estado é denominada de planificada. O socialismo sugeria uma reforma gradual da sociedade capitalista, demarcando-se do comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada. O socialismo real, caracterizado pelo excessivo controle do estado não direcionou corretamente os rumos do mercado e do processo de industrialização e comercialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com