TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TURISMO NO ALTO TIETE

Por:   •  27/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  9.367 Palavras (38 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

PORTAL TURÍSTICO DO ALTO TIETÊ

Mogi das Cruzes, SP

2018

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

HEITOR HERRUSO PEREIRA GEREVINI         RGM 11151504386

              SAMUEL ROCHA DE SOUZA                            RGM 11152401214

PORTAL TURÍSTICO DO ALTO TIETÊ

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a conclusão do curso.

Professora Orientadora: Dra. Cristina Schmidt

Mogi das Cruzes, SP

2018

HEITOR HERRUSO PEREIRA GEREVINI

SAMUEL ROCHA DE SOUZA

PORTAL TURÍSTICO DO ALTO TIETÊ

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a conclusão do curso.

Aprovado em: ................................

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________

Professora Doutora Christina Schmidt

Universidade de Mogi das Cruzes

_____________________________________

Professor Mestre Hércules Silva Moreira

Universidade de Mogi das Cruzes

____________________________________

Professora Mestra Simone Leone

Universidade de Mogi das Cruzes

Dedicamos este projeto, em primeiro lugar, a nós mesmos e ao nosso esforço para a confecção do mesmo. Depois, aos nossos pais e respectivos cônjuges, que permaneceram ao nosso lado em todos os momentos.

Agradecemos aos professores Elizeu Silva, Solange Bazzon e Mário Sérgio de Moraes, além de nossa orientadora, professora Cristina Schimidt. Agradecemos também à Deus, que nos permitiu chegar até aqui, e às nossas respectivas cônjuges, Lígia de Menezes Amaro Alves e Millena Contre Lima, que nos incentivam em todas as situações.

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.”

(Martin Luther King)

CARÔMETRO

[pic 1]

Samuel Rocha de Souza, o Samuel Barão, 23 anos, concluinte do curso de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade de Mogi das Cruzes, tomou o gosto pela comunicação quando criança, época em que apresentava o jornal da escola no ensino fundamental. Com amor especial pelas mídias sociais e internet, ele ganhou experiência ao trabalhar com redes sociais na campanha política do município de Suzano em 2016. Outras paixões do estudante são Jesus e a juventude brasileira. Neste trabalho, dividiu responsabilidades em igual número com o Heitor, e dedicou-se principalmente ao conteúdo relativo às cidades de Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Santa Isabel.

Heitor Herruso Pereira Gerevini, 21 anos, concluinte do curso de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade de Mogi das Cruzes, se encantou pela área quando tinha 15, ao trabalhar como jornalista mirim num festival de cinema na cidade de Guararema. Com carinho especial pelo texto impresso, ele possui experiência em revistas e jornais do Alto Tietê e Vale do Paraíba, e sua principal paixão na área são entrevistas, onde pode contar histórias e emocionar o leitor. Neste trabalho, dividiu responsabilidades em igual número com o Samuel, e dedicou-se principalmente ao conteúdo relativo às cidades de Guararema, Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis.

RESUMO

            

Este trabalho faz parte do Projeto Experimental do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes. O projeto Passaporte Verde consiste em lançar um portal online com conteúdos voltados para a promoção do turismo na região do Alto Tietê. A principal justificativa para a confecção do site é que comprovou-se que o tema é pouco explorado e carece de informações na internet. Assim, o objetivo primeiro é produzir uma plataforma de caráter informativo sobre as principais cidades com potencial turístico do Alto Tietê, como Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Santa Isabel. Para tanto, o projeto teve abordagem qualitativa e contou com pesquisas bibliográficas, documentais e um questionário para conhecimento sobre o público alvo. Após a comprovação da aceitação e relevância mercadológica do portal, os pesquisadores produzirão o portal propriamente dito, que já conta com uma página oficial no Facebook

PALAVRAS-CHAVE: Webjornalismo. Turismo.  Alto Tietê. Cinturão Verde.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO 10
  2. JUSTIFICATIVA12
  3. OBJETIVOS 16
  1. OBJETIVO GERAL16
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS16
  1. METODOLOGIA 17
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA20
  3. ESPECIFICIDADES 25
  1. PÚBLICO ALVO E VEICULAÇÃO  25
  2. FORMATO 25
  3. CONTEÚDO 27
  4. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 28
  5. INVESTIMENTOS 29
  6. TRANSMIDIALIDADE 29
  1. PESQUISA DE MERCADO36
  2. RELATÓRIO DE PRODUÇÃO 37
  3. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS38
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 39

APÊNDICE A 42

APÊNDICE B 43

APÊNDICE C46


1. INTRODUÇÃO

O Projeto Experimental em Jornalismo é realizado por alunos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes e foi desenvolvido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2018.

O segmento escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi o webjornalismo, por meio de portal online e também uma plataforma transmídia, traduzida em uma página no Facebook, que configura como a maior rede social virtual do mundo, tendo como base o número crescente de acesso e preferência mundial, conforme apontado pela Pesquisa Brasileira de Mídia em 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.8 Kb)   pdf (866.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com