TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O XADREZ NAS SÉRIES INICIAIS

Por:   •  14/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.696 Palavras (19 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SAPIRANGA

DIOVANA ZANONI DE ALVES

NATÁLIA SOFIA WAGNER

XADREZ NAS SÉRIES INICIAIS

SAPIRANGA

2016

DIOVANA ZANONI DE ALVES

NATÁLIA SOFIA WAGNER

XADREZ NAS SÉRIES INICIAIS

SAPIRANGA

2016


Resumo:

O projeto “Xadrez nas Series Iniciais” trata-se da comprovação das pesquisas teóricas realizadas pelo grupo no ano de 2015, onde encontraram-se algumas duvidas perante a realidade. A principal duvida que direcionou o projeto foi se crianças de 6 á 7 anos conseguem aprender a jogar Xadrez, montando estratégias de defesa e ataque. Sobre a mesma surgiram hipóteses como “o Xadrez é um jogo maçante para as crianças” “a influencia da família interfere no aprendizado do jogo” “crianças de 6 á 7 anos, conseguem sim, aprender a jogar Xadrez” e objetivos específicos para comprová-las.  seguindo este raciocínio, deu-se então uma pesquisa a ................................................. com a turma do 1° ano de uma escola municipal de Campo Bom. A metodologia utilizada para chamar a atenção dos alunos forma horas do conto sobre cada peça, criadas pelas alunas Diovana Zanoni de Alves e Natalia Sofia Wagner, e peças lúdicas gigantes de xadrez, confeccionadas pela professora coorientadora Noeli Araujo Bauer. O projeto obteve resultados satisfatórios onde comprovam que as crianças e 6 á 7 anos são completamente capazes de assimilar o jogo, desenvolvendo estratégias próprias.

Palavras- Chave: Xadrez – escola- Aprendizado- Estratégias- Crianças

SUMÁRIO:

Resumo .......................................................................................................3

  1. Introdução ............................................................................................. 5

1.2 Justificativa..............................................................................................6

  1. Referencial Teórico ................................................................................6
  2. Metodologia ...........................................................................................7
  1.   Analise de dados ...............................................................................10
  1. Conclusão ............................................................................................16

Referências ................................................................................................ 17

  1. Introdução:

        Baseado em uma escola pública de Campo Bom o referido projeto abordará meios de desenvolver o interesse pelo jogo de xadrez a partir das series iniciais, com o objetivo de comprovar se as crianças de 6 á 7 anos conseguem assimilar o jogo de xadrez, incentivando-as a pratica-lo, buscando compreender como as crianças veem e encaram o xadrez, também analisamos se o xadrez influencia no aprendizado do aluno, procurando compreender de que forma a influencia dos pais influencia no aprendizado do aluno perante o jogo, além de comprovar se as crianças entre 6 e 7 anos conseguem mostrar estratégias logicas.

1.2 JUSTIFICATIVA

Escolhemos esse tema, pois no ano de 2015, após frequentar uma escola da rede municipal de Campo Bom, onde já havia incentivo á prática, surgiu o interesse pelos múltiplos benefícios do xadrez aos alunos. Após desenvolver um trabalho teórico sobre o tema, foi descoberto que a melhor idade pra o inicio da prática é entre 6 e 7 anos, por terem uma mente mais aberta para novas experiências e curiosidades. Com esta informação pretendemos comprovar com a prática e incentivo do jogo de xadrez em uma turma de primeiro ano do fundamental um, se a informação é verdadeira e se a família influencia nesta aprendizagem. Com o auxilio da coorientadora Noeli Bauer, pretendemos incentivar a prática do jogo de xadrez de forma que não se torne maçante, mas sim como algo instigante e desafiador para os alunos.

  1. Referencial teórico:

        Muitas crianças acreditam que o jogo xadrez é algo monótono e entediante, muitos professores também acreditam que sua prática é pouco didática, por muitas vezes ser utilizado como punição ou quando falta planejamento, sendo assim, não sendo um meio apropriado para o ensino de forma eficaz, mesmo havendo muitas pesquisas que comprovam que sua prática é recomendada e funcional para a educação de qualidade.

“O xadrez é um jogo de desenvolvimento mental e psicológico que auxilia na forma cognitiva e do caráter do indivíduo. Mesmo tendo sido comprovada por vários projetos a eficácia na aprendizagem, a prática do esporte ainda é muito pouco divulgada o que dificulta na assimilação dessa ferramenta para crianças, que acabam tendo uma visão distorcida do jogo e no desinteresse em aprendê-lo.” ( PLANETA XADREZ; Outubro de 2014; disponível em  https://planetaxadrez.wordpress.com/2 011I 10/14/xadrez­ aprendizagem/; acessado em maio de 2016)

        O jogo de xadrez quando auxiliado e utilizado corretamente em sua prática pedagógica acarreta uma série de benefícios para os alunos, auxiliando na formação intelectual e social, fazendo parte da grade curricular de educação física. Muitos professores utilizam o xadrez apenas e dias de chuvas, quando o pátio esta inapropriado para utilização , ou quando deixam os alunos sem praticar esportes, como um castigo por mau comportamento. Este fato deixa as crianças desinteressadas pela prática do jogo, fazendo com que apenas o façam por obrigação, e não por prazer.

"Educação física dentro da escola atua como um fator primordial na formação e educação dos discentes, tendo em vista que é uma disciplina que trabalha com uma grande diversidade de conteúdos e jogos. O xadrez, por exemplo: é um grande colaborador na educação de nossos alunos, pois, expõe aos seus adeptos, características indispensáveis ao homem, visto quê, é um jogo com valor imensurável, são imensas as qualidades e conteúdos envolvidos nesta prática que exercita a memória e instiga o pensamento. É uma atividade cuja natureza oferece diversão, entretenimento e sentimento. Um esporte que envolve raciocínio e criatividade, pois, além de proporcionar prazer, é também um jogo que trabalha a imaginação, concentração e cálculo, características consideráveis e exigidas por muitos professores em sala de aula.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com