TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orson Welles

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

ORSON WELLES

HISTÓRIA

Nascido em Wisconsin, no dia 6 de maio, George Orson Welles começou sua carreira como ator. Atuou na Broadway em “Romeu e Julieta”. Estreou sua primeira direção teatral no New York Federal Theatre Project, com Macbeth.

Se destacou principalmente na rádio CBS, em 1938. Dramatizou com realismo a obra de ficção de H.G. Wells, “A Guerra dos Mundos” onde é contada uma suposta invasão marciana em Nova Jersey. Com tanto realismo na dramatização milhares de pessoas entraram em pânico e inclusive fugiram de suas casas.

Após o fato, Welles conseguiu um grande contrato em Hollywood com os estúdios RKO, uma das companhias mais clássicas, tendo controle absoluto sobre sua carreira. Foi então que um dos filmes, considerado um dos melhores da história e um fracasso comercial foi criado. “Cidadão Kane” - 1941, teve um prejuízo para a empresa de US$150 mil, o que era considerado uma fortuna. Depois de alguns relançamentos do filme tornando-o um clássico, o mesmo começou a lucrar. O diretor foi acusado de basear-se na vida de William Randolph Hearst, um dos mais poderosos homens da época e que por 40 anos foi o maior magnata das comunicações nos Estados Unidos. 

Revolucionou as técnicas do cinema utilizando técnicas inexploradas como profundidade de campo, ação entrecortada num mesmo ambiente, planos longos, movimentos de câmera e edição rápida.

Por parte da política de boa vizinhança proposta por Roosevelt na 2ª Guerra Mundial, em 1942 Orson foi enviado ao Brasil para filmar uma obra encomendada, It’s All True. Filmou o carnaval e a história dos jangadeiros que saíram de Fortaleza com destino ao Rio de Janeiro para reivindicar direitos trabalhistas ao presidente Getúlio Vargas. Tendo divergências entre o governo brasileiro e o estúdio RKO, a produção foi engavetada.

Ao voltar a Hollywood depois de uma temporada na Europa, Welles atuaria como um dos co-protagonistas do premiado The Long, Hot Summer (1958), dirigiu e atuou em A Marca da Maldade, famoso por ter incluído um plano-sequência de três minutos com um desfecho impactante.

Morreu de ataque cardíaco em sua casa na Califórnia no ano de 1985 aos 70 anos. Diz a lenda que sobre sua profissão o mesmo teria dito antes de sua morte: "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve."

RECONHECIMENTO

Foi candidato a nove prêmios Oscar, inclusive de melhor filme, melhor ator e melhor diretor (ambos para Welles). Ganhou como o de melhor roteiro original por “Cidadão Kane” e o Oscar Honorário em 1971, onde em vídeo entoou a frase: "É mais divertido olhar adiante do que para o passado. 30 anos de carreira dão para muito, mas não posso esquecer que passei esse tempo sozinho".

Em 1975 recebeu a homenagem do Instituto do Cinema Americano (1975).

FILMES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com