TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Die Welle

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Crítica Die Welle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Rainer é um homem medíocre. Professor em uma escola, se sente constantemente diminuído perante seus colegas de trabalho, incluindo sua mulher - que também é professora - por ele ter se formado em uma universidade pública e em cursos que, segundo sua concepção, são inferiores aos demais. Coloca-se constantemente à prova, para mostrar seu valor.

Tudo muda quando a escola em que trabalha começa a ministrar uns cursos semanais e ele fica encarregado de ministrar o de autocracia – embora prefira o de anarquismo, o professor responsável pelo mesmo não aceitou trocar de curso, o que fez com que Rainer se sentisse mais uma vez inferior.

Mesmo insatisfeito com o trabalho, Rainer tenta dar o melhor de si e, após ouvir de alguns alunos que seria impossível que ocorresse na Alemanha uma ditadura novamente, ele vê a oportunidade de provar o seu valor a todos com um experimento que promete provar que estão errados e que as pessoas são facilmente manipuláveis.

Sua ideia consiste em transformar sua turma em seus seguidores. Ele seria o líder, o führer, e todos deveriam obedecê-lo. Parece simples, mas Rainer tem planos muito mais complexos que um simples jogo de mandar nos alunos. A sociedade, por mais independente que seja, sente necessidade de um líder, de alguém que tome a frente e lhes diga o que fazer, como e quando - e não é diferente na sala de aula.

De imediato, Rainer separa os grupos já existentes na sala e cria novos, juntando alunos que possuem notas altas com alunos que possuem notas ruins, coisa que causa estranheza a princípio. Uma das alunas, Mona, questiona Rainer sobre seu método e diz que isso seria humilhante para os alunos que tiram notas ruins, porém Rainer explica que uns são bons em exatas, outros em humanas e, juntando-os, os tornaria mais fortes, despertando neles, também, o espírito de equipe. Ele exige que se refiram a ele como Herr Wenger e que, caso queiram falar algo, peçam permissão e, caso concedida, se levantem para se dirigirem a ele. Quando todos estão de pé, Rainer exige que repitam tudo o que ele fizer. Logo, todos estão marchando sem nem mesmo perceber – e atrapalhando propositalmente a aula de anarquia, que Rainer tanto queria ministrar.

Logo os alunos se entusiasmam com a ideia Rainer diz que um movimento tão grande precisa de um nome. Os alunos, empolgados, começam a dar sugestões de nomes para o movimento. O nome vencedor é “Die Welle”. Rainer sugere que adotem um uniforme, mas alguns alunos dizem que não pode custar muito caro, então decidem que o uniforme d’A Onda seria uma camisa branca e uma calça jeans – nessa parte, já se observa o espírito de equipe agindo, pois um aluno diz não ter nenhuma camisa branca e um de seus colegas diz que, por ter duas, lhe daria a sobressalente. Vemos então todos os elementos de uma ditadura aplicados: todos devem obediência a um único líder; todos os pensamentos devem passar pela aprovação do mesmo, todos se vestem de forma igual, de maneira que não se distinga um do outro, de modo que percam sua individualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com