TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do filme "A onda" (Die Welle)

Por:   •  22/10/2016  •  Resenha  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  7.622 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

FILME: Die Welle (A Onda)

 

Die Welle ou “A Onda”, do diretor alemão Dennis Gansel, foi baseado em fatos reais ocorridos no estado norte-americano da Califórnia, em 1967. Retrata a história de um professor que assumiu a missão de lecionar sobre uma determinada forma de governo à sua turma. Ele tentou, com o intuito de fazer com que os alunos se interessassem pelo tema tratado, de forma descontraída e inovadora, ensinar-lhes que a autocracia poderia ser ao mesmo tempo, melhor do que eles esperavam e pior do que imaginavam.  

Foram citados diversos tipos de governo e seus movimentos ao longo da trama, que por fim manteve ênfase na autocracia e no anarquismo, e uma semelhança evidente em algumas atitudes de ambas as formas de poder. Ficou claro também que mesmo com o povo acreditando que não, um único individuo, apenas com ideais e carisma, ainda consegue manipular direta e indiretamente muitas pessoas dando-lhes apenas uma ilusão de liberdade.

O que torna o filme mais cativante é que trata de um tema que nenhuma outra nação consegue abordar com tanta autoridade e consciência, tanta profundidade e sutileza, tanta dor e vergonha, e que com certeza causa um impacto maior, quanto a alemã. O fato de não ser tratado como história, como algo antigo, passado, e se passar nos dias atuais com adolescente e crianças, que possuem um cotidiano que se assemelha ao nosso e ao de muitos outros jovens nos mais diversos lugares do mundo, deixa explicito que os eventos ali narrados poderiam acontecer hoje em dia e em qualquer local.

Desperta interesse no telespectador utilizando métodos e se passar em situações que lhes são familiares. Ver a dedicação do professor ao tenta ensinar uma turma completamente dividida e desorientada, trazendo-lhes um assunto que mesmo sendo de grande importância, de certa forma, não é de interesse de muitos dos jovens atuais, ele consegue deixá-los entusiasmados e interessados com o assunto.

Também passa a compreensão de que o ser humano, experiente ou não, deve saber até onde levar uma brincadeira, e pensar nas consequências de certas atitudes e tentativas de doutrinamento, pois jovens e crianças ainda estão em processo formação de ideias e conceitos, buscam e se espelham no que consideram um bom exemplo, que para eles neste caso, era o professor.

Para todos a intenção dele era unir e melhorar a turma e individualmente cada um dos alunos, mas, acabou passando dos limites ao perceber que o movimento estava gerando fanatismo e alienação, tanto dos alunos quanto próprio, e não agir para corrigir isto.  

     

Apesar de todos os ensinamentos repassados ao longo da trama, em alguns momentos, deixa a desejar, pois, apesar de ser inspirado em fatos reais, fugiu um pouco da realidade, já que a história se passou mais corrida do que deveria e com um desfecho mais trágico.  

E foi exatamente o final exagerado que mais se destacou, ele demonstra o quão forte consegue ser o efeito psicológico causado por algumas crenças podem ser e quão imprevisíveis são as pessoas influenciadas, e as consequências de perceber, mesmo assim se recusar acreditar, que tudo o que eles acreditavam, no caso do movimento as coisas boas causavam a outros, dor e sofrimento.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com