TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conhecimentos científico, religioso, filosófico e popular

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

GRUPO CAELIS

FACULDADE SANTO ANTÔNIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

CÁSSIA LAVÍNIA

NÚBIA SENA

Alagoinhas-Ba

Outubro de 2017

CÁSSIA LAVÍNIA

NÚBIA SENA

Resumo solicitado pelo Docente Fabio Fernandes aos discentes do primeiro semestre do curso de Fisioterapia como sendo requisito parcial de avaliação da primeira unidade

 

Alagoinhas-Ba

Outubro de 2017

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: Guia para eficiência nos estudos.5.ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002, p.115-127.

 

   Os conhecimentos científico, religioso, filosófico e popular, abordam a questão da Certeza e verdade. Estudar a verdade é conhecer o pensamento humano, e entender que nem sempre as realidades são verdadeiras, pois, a verdade surge a partir do momento que nossa mente é capaz de julgar tal realidade. Os seres humanos são dotados do ato de se comunicar entre si, essas palavras que são ditas no momento da comunicação, podem ser falsas ou verdadeiras. O nosso pensamento é o responsável por cada palavra pronunciada, seja ela falsa ou verdadeira, pois quando falamos a verdade, estamos expressando a verdade que temos na mente, o mesmo acontece com palavras falsas, nossa mente passa para as pessoas através de palavras aquilo que não é verdade, e esse erro acaba se tronando uma mentira, onde na maioria das vezes acaba sendo prejudicial para a próxima e para nós mesmo. Para alguns cientistas, muitas vezes é difícil atingir a certeza diante da verdade, pois, acontecem coisas na vida que é difícil de entender e aceitar. A nossa mente deve sempre acompanhar o grau de desenvolvimento da realidade, porque, se a realidade se transforma e nossa mente não acompanha essa modificação, acabamos deixando a verdade anterior de lado, e cedendo lugar a falsidade. Atingir a verdade diante da certeza não é tarefa fácil, pois, a certeza consiste na firmeza e segurança que a mente aceita a verdade relacionada a algum assunto. A ignorância é um estado da mente, onde o ser humano ignorante desconhece a verdade e “fecha os olhos” para a mesma. No julgamento muitas vezes, surge à dúvida, que também é um estado da mente, onde, em algumas situações o “sim” e o “não”, se apresentam de forma igualitária. 

A opinião é um processo na caminhada da certeza, a mesma prepara a mente em direção de escolha discordante. A opinião nada mais é que a manifestação de ideias de um ser sobre algo, a forma de pensar, a maneira de analisar a situações, é tornar o seu parecer sobre algo ou alguém. A opinião permite a possibilidade de erro, ou seja, a possibilidade da verdade da opinião contrária. A opinião caracteriza-se pela convicção subjetiva e sujeita ao erro. A certeza já consiste em um conhecimento firme, claro e seguro sobre algo, no entanto, a certeza não indica a verdade, nem a precisão sobre algo que se acredita. Nem toda certeza tem o mesmo grau de firmeza, precisamente porque são de gêneros diversos os motivos da verdade.

Espécies e graus da certeza

A certeza absoluta ela traduz a conformidade da mente com a realidade e, portanto são verdadeiros; fundamentam a certeza na exata medida em que o contrario não tem a mínima probabilidade de ser verdade.

 A certeza hipotética é quando resulta de enunciado hipotético.

A certeza metafísica se constitui no grau máximo de certeza, porque não admite a possibilidade de verdade para o enunciado oposto, porque se fundamenta nas relações essenciais do ser e, consequentemente, não admite exceções.

A certeza moral baseia- se na constância relativa das leis que regem a conduta humana; é a certeza que se fundamenta nas leis psicomorais que não tem a mesma constância, extensão e exatidão das leis físicas.

A certeza cientifica é a que resulta da experimentação controlada dos fatos e fenômenos físicos, materiais e concretos; essa é a certeza procurada pela ciência só essas verdades atingidas pela ciência contribuem para o progresso dos conhecimentos.

A certeza religiosa baseia- se nas inspirações de fé que determina a crença nos enunciados dogmáticos, pelo fato de terem sido revelados por Deus como verdades divinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com