TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO POPULAR; CONHECIMENTO RELIGIOSO; CONHECIMENTO FILOSÓFICO E; CONHECIMENTO CIENTIFICO

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade 01 mertodologia

Quais são os tipos de conhecimento e suas principais diferenças?

Os tipos de conhecimentos são: CONHECIMENTO POPULAR; CONHECIMENTO RELIGIOSO; CONHECIMENTO FILOSÓFICO E; CONHECIMENTO CIENTIFICO.

CONHECIMENTO POPULAR é o tipo de conhecimento passado no cotidiano de geração a geração que se caracteriza pela ausência de preocupação acerca da razão que ocasiona o resultado esperado, exemplo de uso de determinadas ervas em efusão ou chá para tratamento de distúrbios, males ou até cólicas, esse tipo de conhecimento advém das diversas experiencias (entre erros e acertos) e repassado na sociedade, sendo aceito pelo senso comum, como uma verdade independente de explicações e de estudos, de pesquisas ou de aplicações de métodos. Servindo de fonte de estudo pela ciência para comprovação ou não do fato, daí mais uma importância desse tipo de conhecimento

RELIGIOSO é o tipo de conhecimento que se fundamenta na crença, independendo de argumentos ou fundamentação cientifica, ou seja, sua fundamentação esta na crença de um poder divino e ignora ou pouco valora os fatores associados a razão, também se detém no entendimento da alma e de sua ascendência e ligado a conhecimento do sagrado.

 

FILOSÓFICO é o tipo de conhecimento que esta centrado nas preocupações acerca do que é o homem no sentido do entendimento de seu caráter e de ser social, como esta o ser e sua interação com a natureza, com os seus e como esse faz a sua auto critica e auto leitura, ou seja, o conhecimento filosófico trata das questões ligadas ao homem em suas interações consigo e com os demais. A palavra filosofia significa amigo da sabedoria é essa seria a melhor explicação para esse tipo de conhecimento.

CIENTIFICO é o tipo de conhecimento obtido através da metodologia, segundo regras  preestabelecidas e que pode ser reproduzido com o prévio conhecimento de seus resultados devido ao emprego construído dessa modalidade de conhecimento, pois esse é fruto de aplicações de experimentos e emprego de conhecimento já comprovado de pesquisa metódica e sistemática da realidade dos fatos. 

Questão 2

Completo

Vale 20,00 ponto(s).

[pic 1]Marcar questão

Texto da questão

Por que podemos afirmar que o senso comum se distância, mas em alguma medida se aproxima da Ciência? Dê exemplos.

acerca da forma que se distância o senso comum é um conhecimento sem prévia sistemática para sua obtenção, não sendo oriundo de uma organização prévia ou investigativa de estudo que o resultem, é associado ao empirismo e repassado de geração a geração, sendo configurado como conhecimento popular. a ciência tem como base o conhecimento cientifico, pois todas as suas preposições, teorias e hipóteses são comprovadas (ou não) através de uma série de experiências e analises. acerca dos fatos que aproximam o senso comum e a ciência seria a fonte de inspiração promovida pelo senso comum para desenvolvimento de estudos científicos, além necessidade de explicação de fatos que são notórios acertos do senso comum, á exemplo do uso de folha de juá (Ziziphus joazeiro) para limpeza bucal, uso de chá de folha de pé de carambola (Averrhoa carambola) para tratamento/controle do diabetes, colocar envolto a frutas verdes (abacate ou cacho de banana)uma sacola de papel pra adiantar o amadurecimento.

Questão 3

Completo

Vale 20,00 ponto(s).

[pic 2]Marcar questão

Texto da questão

Cotidianamente, estamos cercados por informações e conhecimentos gerados através de pesquisas científicas. Discorra sobre qual a importância desse tipo de conhecimento para sua vida, para a sociedade e também para um administrador público.

frente ao conceito de realidade e de aceitação, do que é certo e errado, do que é aceitável e usual, do politicamente correto, antenados nas mudanças e das novas realidades, nesse contexto surge a importância do aporte gerado pela descobertas e desenvolvimento cientifico, realidades são reformuladas e comportamentos alterados, um bom e simples exemplo ao caso em tela é o consumo de ovo, sua ingestão era atribuída e por muitos profissionais vetada, uma vez que lhe era atribuído pouco nutriente e muito colesterol... hoje essa afirmativa não se aplica e comumente se verifica um grande consumo por parte de atletas e esportista, esse breve exemplo denota a importância e ação que pode ser verificada com a aplicação das pesquisas científicas, são possiveis desenvolvimento e/ou mudança nas dietas, medicamentos, comportamento, entre outros.

com todo esse contexto é possível prever o surgimento ou erradicação de segmentos de mercado, com isso a criação de novos ramos de emprego, convergência de ramos de negocio e assim é vislumbrado a necessidade do administrador publico fomentar toda essa realidade, investindo nos meios para o desenvolvimento, disponibilizando os meios para o surgimento desse mercado, podendo ser através de parcerias, publico privada, publico publico, entre poderes de esferas distintas, liberados área para construção de polos industriais, disponibilizando os meios e facilitando a aquisição de matéria prima, concedendo incentivos fiscais, entre outros.

Questão 4

Completo

Vale 30,00 ponto(s).

[pic 3]Marcar questão

Texto da questão

Por que podemos dizer que os dispêndios com a Universidade Pública não devem ser vistos a partir de uma “lógica de gasto”?

Diante da proposta do que seria uma universidade e sua função junto a sociedade, uma casa de pesquisa que é atividade intima da universidade no desenvolvimento das ciências e que esta só pode ocorrer pelo emprego da pesquisa, empenho de recursos e desenvolvimentos de ferramentas para tal, com vistas a políticas sérias de desenvolvimento e melhoria desde a formação de pesquisadores.e passando pela necessidade do Estado possuir a capacidade de formar cidadãos, de não priorizar o ganho e entender que a principal riqueza de um povo é o crescimento intelectual de sua nação, que investir em pensadores trás o entendimento e desenvolvimento de sua sociedade, isso não pode ser confundido com gasto ou simples empenho de erário, é maior que isso, a palavra mais correta para tal emprego de recursos e empenho de aporte financeiro seria a palavra INVESTIMENTO e diferente de da ideia de gasto ou escolha em focar outros caminhos para a formação, à exemplo de centro técnicos ou outra modalidade de ensino profissionalizante, essas nunca substituirão os centros de desenvolvimento das ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (217.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com