TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Critérios de Noticiabilidade

Por:   •  21/9/2019  •  Artigo  •  6.291 Palavras (26 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO (FACHA)

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO

ANTONIO AGNALDO PERES DE NEGREIROS

CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E AS NOVAS MÍDIAS

Rio de Janeiro

2016

Antonio Agnaldo Peres de Negreiros

CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E AS NOVAS MÍDIAS

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo, sob a orientação do Prof. Felipe Franceschini.

Rio de Janeiro

2016

CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E AS NOVAS MÍDIAS

Antonio Agnaldo Peres de Negreiros

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo, sob a orientação do Prof. Felipe Franceschini.

___________________________

        Prof. Orientador

___________________________

        Membro da Banca

___________________________

        Membro da Banca

Data da Defesa: ______________

Nota da Defesa: ______________

Rio de Janeiro

2016

CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E AS NOVAS MÍDIAS

Antonio Agnaldo Peres de Negreiros*.

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de analisar os critérios de noticiabilidade que orientam o jornalismo diante de um novo cenário comunicacional, o das novas mídias. Parte da premissa de que a comunicação, em todos os meios, vem sendo fortemente impactada pelas novas tecnologias digitais e muitas das suas práticas vêm sendo adaptadas à atualidade. A pesquisa também tenta compreender como tais critérios estão sendo aplicados nos dias atuais com as possíveis alterações, modificações ou relativização diante da convergência dos meios de comunicação, e que, ao menos o fator proximidade tem que ser repensado.

Palavras-chave: critérios de noticiabilidade. Novas mídias. Fator proximidade

ABSTRACT

This article has the objective of analyzing the newsworthiness criteria that guide journalism in the face of a new communication scenario of the news digital media. It starts from the premise that communication, in all media, has been strongly impacted by new digital technologies and many of its practices have been adapted to the present moment. The research also tries to understand how these criteria are being applied in the present day with the possible changes, modifications or relativization in the face of media convergence, and that, at least the proximity factor must be rethought.

Keywords: noticiability criteria. New media. Proximity factor.

* Graduando em Comunicação Social – Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como tema os critérios de noticiabilidade diante das novas mídias, com as possíveis alterações, modificações ou relativização dos valores-noticia que orientam o jornalismo diante da convergência dos meios de comunicação e dentro de um novo cenário comunicacional, o das tecnologias digitais.

O objetivo da pesquisa é tentar compreender como os critérios de noticiabilidade estão sendo aplicados nos dias atuais, diante da convergência midiática, ou seja, da tendência à qual os meios de comunicação estão aderindo para se adaptar à rede mundial de computadores.

O trabalho é relevante porque o jornalismo, em todos os meios, vem sendo fortemente impactado pelas novas mídias e muitas das suas práticas vêm sendo adaptadas à atualidade. Outro ponto que justifica a pesquisa é que seus resultados podem servir de base para revisar os critérios de noticiabilidade, tal como foram formulados décadas atrás, para adequá-los, se for o caso, a uma nova realidade.

A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com farta utilização de artigos e outros trabalhos acadêmicos disponíveis na internet.

Dentre as perguntas que este artigo pretende responder, está a de se o surgimento das mídias digitais provocou a formulação de novos critérios de noticiabilidade, ou se aqueles que já eram conhecidos continuam a nortear decisões de jornalistas nos veículos e nas assessorias de imprensa. Quais são os valores-notícia? Que relevância eles têm nessa nova realidade? Eles ainda têm o mesmo peso?

O trabalho parte da hipótese que ao menos o critério de proximidade tem que ser repensado. Esse critério, tal como formulado por Nilson Lage (2001), estabelece que um fato tende a despertar mais interesse quanto mais próximo, fisicamente, estiver do público. Ao analisar a revolução na comunicação mundial, a jornalista, professora e pesquisadora Raquel Recuero afirma:

Uma das características mais profundas da influência de um meio de comunicação nas sociedades é a reconfiguração dos espaços percebidos por esta sociedade. Isso porque a comunicação reduz as distâncias e permite que as pessoas aproximem-se. Não em uma perspectiva concreta, obviamente, mas em uma perspectiva de percepção. Com a Internet essas distâncias tornam-se ínfimas. Isso porque agora não é mais possível apenas ter "acesso" a informações de lugares distantes. É possível também alterá-las. No ciberespaço, não existem distâncias físicas. Essa característica da não-geograficabilidade do espaço em que se age e interage é inovadora e diferencial na CMC. (RECUERO, 2000).

Portanto, se o espaço virtual é não-geográfico, como afirma Recuero, a distância física entre o fato e o público poderá ser relativizada em um ambiente virtual.

Na seção: o que são e quais são os critérios de noticiabilidade, o trabalho mostra a visão de diferentes autores sobre os conceitos de noticiabilidade empregados por jornalistas para decidir o que deve ser ou não noticiado, como por exemplo, segundo afirma Fairclough, citado por Goulart, “quais fatores pesam mais na escolha dos fatos, qual pauta interessa mais ao público, o que será, incluído ou excluído, deixado explicito ou implícito, colocado em destaque ou minimizado”[1]. Na seção, conceituação dos principais critérios de noticiabilidade, o estudo faz uma análise dos principais critérios de noticiabilidade ou valores-noticia e busca entender na prática o que acontece nas redações. Os critérios escolhidos foram os mais consensuais, entre os principais autores da área, no intuito de facilitar o entendimento e a classificação. Na seção, o fator proximidade e os novos conceitos de distância geográfica, a pesquisa aborda o fator proximidade e busca entender se tal critério ainda tem a mesma relevância no novo cenário digital. Por fim, na seção cibercultura e o impacto das novas mídias digitais, o artigo faz uma análise de como o jornalismo tradicional vem sofrendo modificações diante da convergência dos meios de comunicação e quais práticas estes vêm aderindo para se adaptarem a nova realidade trazida pela internet e o ciberespaço, que deu origem a cibercultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (380.6 Kb)   docx (390.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com