TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os meios de comunicação como meios de produção

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO/ CURSO DE JORNALISMO

DISCIPLINA: TEORIAS CA COMUNICAÇÃO II

DOCENTE: PROFA. REJANE MOREIRA

ALUNO: MAYTHE PURY MAZUREC MILAN DA CUNHA                     2018470300

Texto 2 - WILLIAMS, R. Os meios de comunicação como meios de produção in Cultura e materialismo São Paulo, Editora UNESP, 2011.

  1. Explique a relação que o autor salienta entre meios de comunicação como meios de produção.

Raymond Williams propõe que os meios de comunicação são meios de produção sempre socialmente materialmente produzidos e reproduzidos. O autor salienta também que a comunicação e seus meios materiais são intrínsecos e por isso são fundamentais para ambas forças de produção e relações sociais de produção. Além disso, Williams afirma que os meio de comunicação tanto como produtos quanto meios de produção então condicionados ao desenvolvimento histórico, ou seja, a capacidade técnica e produtiva dos meios de comunicação está subordinada ao tempo histórico em que essa técnica e capacidade se encontram.

  1. Apresente as três posições ideológicas que impedem pensar os meios de comunicação a partir do materialismo histórico que o autor propõe.

O primeiro bloqueio ideológico citado por Raymond é a redução de meios de comunicação a seu status de meios de produção social, ou seja, mídia, tonando-se dispositivos para passar mensagens e informações entre pessoas. As pessoas são abstraídas do processo de comunicação e tidas como transmissores ou receptores passivos.

O segundo baseia-se na distinção entre meio de comunicação “naturais” e “tecnológicos”. Os naturais seriam caracterizados como comuns e usados no dia a dia e em ocasiões face a face. Já os tecnológicos são aqueles que envolvem aparatos tecnológicos e generalizam a comunicação tornando as relações sociais mais abstratas e ocasionando o fenômeno “comunicação de massa”. Para Williams não é possibilidade de segregar os meios de comunicação em dois tipos visto que muitas vezes a “cultura de massa” faz uso de uma linguagem comum no dia a dia, além da generalização dos meios de mecânicos como meios massivos suprime as diferenças entre os tipos de meios de comunicação eletrônicos e tecnológicos.

A terceira e última posição ideológica feita vai de encontro ao que o próprio título do texto: separação entre maios de comunicação e mios de produção. Na qual o termo “produção” ganha o único sentido de bem material dispensável. A comunicação se tornaria, assim, um processo estabelecido apenas depois da concepção das relações produtivas e sociomaterias decisivas.

  1. O que o autor entende por “história da produção comunicativa”?

Ênfase teórica nos meios de comunicação como meios de produção e o estudo abragente de todo o contexto em que esses emeios então inseridos.  Isso seria possível atravéz de uma investigação histórica sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação e consequências na própria sociedade. Dessa forma seria possivel indicar os limites entre os meios técnicos que evidenciam as diferenças no modos de comunicação; e levantar questões sobre relacionando o modo de produção dos meios de comunicação com modos de produção gerais com diferentes ordens sociais, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com