TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARÁFRASE - TEXTO ELA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Por:   •  22/9/2018  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  2.404 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico: Graciliano Mário

Tecnologia a favor da família

Autor: Luís Fernando Veríssimo

Texto: Ela

Luís Fernando Veríssimo, na crônica Ela, faz uma crítica em relação ao mau uso da televisão. A narrativa transcorre com o desabafo de um chefe de família, bêbado, a um garçom que está tentando fechar o bar.

É um texto com características divertidas, além de generalizar que, pessoas bebem para aliviar sua dor em relação a alguma situação ruim. Como o garçom, interlocutor, ignora as palavras do narrador, fica exposto que ele está acostumado a ouvir lamentos de outras pessoas bêbadas.

O pai expõe sua indignação com o uso excessivo do televisor. Quando fora adquirida era apenas uma forma pouco relevante de diversão da família. Chegou pequena e sem cores. Colocada em um quarto no fundo da casa, a televisão não recebia muita atenção da família. Aos poucos o aparelho ganhou os cômodos da casa. A esposa se interessou por novelas e rapidamente a TV conquistou a sala de estar. Logo o interesse dos familiares por programas televisivos aumentou. Seu filho recém-nascido só se comportava em frente ao aparelho.

O diálogo dentro de casa havia sido extinto. Com a copa do mundo de 74, o eletrônico ganhou tamanho e imagem colorida. Tornou-se o móvel mais importante da casa. A decoração foi modificada para combinar com ela, todos ali a idolatravam. Por se tratar de uma família tradicional, tinham o costume de receber bastantes visitas. Porém, até mesmo esse hábito foi abolido. A sua vida social fora aniquilada. O casal não saia mais. O pai, ciente dos danos causados pelo televisor, se sente inconformado quando vê a TV personificar-se e tomar o seu lugar.  E, por não concordar com o ocorrido, se sente obrigado a sair de casa.

Nessa crônica, fica exposta a crítica em relação ao uso demasiado de eletrônicos. Que está acabando com hábitos saudáveis e até mesmo com a relação entre pessoas. Tendo em vista que o papel destes aparelhos é de aproximar as pessoas, o quadro está totalmente inverso. Faltam incentivos para a prática de outras atividades que não envolvam tanta tecnologia, afins de, diminuir essa alienação do ser humano com a tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com