TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade do texto: Beijos e Abraços, Luís Fernando Veríssimo

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  4.812 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade do texto: Beijos e Abraços, Luís Fernando Veríssimo

 1-Destaque as palavras e expressões utilizadas pelo cronista para referir-se especificamente a costumes e rituais.

O autor traz de forma crônica várias maneiras de como acontece a comunicação, no texto é possível apontar as seguintes palavras e expressões: entre franceses a desinformalização quando um propõe ao outro que abandonem o “vous” e passem a se tratar por “tu”. Os russos se beijam com qualquer pretexto. Na Itália, os homens andam de braços dados na rua. O brasileiro é expansivo, um insulto carinhoso, bater no braço do outro quando se aperta a mão. Os americanos comparados aos anglo-saxões são mais contidos ao abraçá-los.

Entre culturas diferentes vemos como expressões corporais e gestos, como o beijo, o abraço, aquele tapinha entre amigos e as palavras, constituem diferente formas de comunicação, fazendo uso da linguagem verbal e não-verbal.

2- Que grau de intimidade deve ser atingido para que dois franceses cheguem ao ponto de se beijar?  

O grau de intimidade atingido entre dois franceses acontece quando em comum acordo resolvem se tratar por “tu”, depois de se conhecerem por alguns anos.

3- No contexto, explique por que um americano é um antifrancês? (2º parágrafo)

No contexto, a expressão “o americano é um antifrancês” significa dizer que o americano, ao contrário dos franceses, adota um tratamento mais íntimo e informal com extrema rapidez.

4- Qual é a nacionalidade do narrador? Que palavra (ou palavras) comprova(m) a sua resposta?

A nacionalidade do narrador é brasileira, pela expressão “Já nós somos da terra do abraço, mas também temos nossas hesitações afetivas. O brasileiro é expansivo, mas tem, ao mesmo tempo, um certo pudor dos seus sentimentos”.

5- Você também se comunica por meio de uma das linguagens abordadas pelo texto? Com quem e em qual situação?

Sim, fazendo uso da linguagem não-verbal com beijos e abraços em amigos, em familiares e em situações de maior formalidade um aperto de mão. E fazendo uso da linguagem verbal com o uso da língua oral e da escrita quando for necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com