TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA INCENTIVAR A ADOÇÃO DE CÃES E GATOS NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ.

Por:   •  27/10/2019  •  Monografia  •  7.873 Palavras (32 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 32

1. INTRODUÇÃO

A ONG União Animal, localizada na cidade de Santarém – Pará, possui uma iniciativa importante para a cidade e para os animais que vivem nas ruas. Muitos desses foram abandonados por seus donos, que por algum motivo não puderam continuar com os pets em suas residências, e outros, por terem fugido de seus lares. É visível o crescimento do número de animais que são abandonados nas ruas diariamente, e a ONG União Animal, tem feito o possível, mesmo com suas limitações para ajudar os animais que são abandonados nas ruas da cidade de Santarém. Com isso, é de importante relevância educar, conscientizar, orientar e estimular a população a prática da adoção, e a não abandonarem e nem maltratarem os animais. E isso só poderá ser continuado se as pessoas, empresas e escolas colaborarem e conhecerem o trabalho que a ONG desenvolve. A presente pesquisa tem relevância acadêmica, pois proporciona um aprendizado teórico podendo assim, assimilar com a prática utilizada na criação da campanha publicitária. A escolha do tema deu-se ao fato de os acadêmicos observarem a quantidade de cães e gatos abandonados na cidade de Santarém e a partir desse contexto criar uma campanha publicitária que viesse a divulgar o serviço realizado pela ONG bem como possibilitar uma ação que ajuda a melhorar a saúde pública. Esse fato despertou nos acadêmicos o interesse pelo estudo, a fim de conhecer as práticas a serem utilizadas na elaboração de uma campanha publicitária. Assim, esse trabalho tem como objetivo principal despertar com o intuito de sensibilizar a comunidade/população para a prática da adoção de cães e gatos O desenvolvimento deste trabalho foi vital para amplificar um olhar profissional dos acadêmicos, pois foram colocadas em prática as teorias aprendidas em sala de aula. A campanha publicitária evidencia uma percepção sobre o poder e a influência que os meios de comunicação possuem sobre a população, e que o uso de mídias pode despertar a solidariedade que existe nas pessoas usando as mensagens publicitárias para informar, conscientizar e ajudar em uma causa social. O trabalho está dividido em três etapas. O primeiro capítulo se refere a fundamentação teórica, o segundo capítulo trata da metodologia utilizada para composição deste trabalho e o último capítulo trata do planejamento da campanha em si.

11

A fundamentação teórica deste trabalho inicia-se tratando da Publicidade e Propaganda desde a sua origem, sua definição, os estímulos gerados pela publicidade bem como a satisfação de necessidades a partir de produtos e serviços ofertados pela mídia. Expõe-se ainda a necessidade da propaganda, os tipos de campanha e os elementos da campanha. E finalizado a fundamentação teórica relata-se a literatura sobre a necessidade humana de adoção de animais. Todos esses tópicos são fundamentados por argumentos teóricos, reunidos da análise de literatura disponível sobre esses temas. Num segundo momento, é exposta a metodologia utilizada para a composição deste trabalho e nela é feita a definição dos métodos utilizados em uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Em seguida é feito a descrição e histórico do cliente elevando todos os tópicos pertinentes ao conhecimento da organização. Seguindo esse capítulo, apresenta-se o Briefing do cliente. O capítulo seguinte trata da análise de dados feita a partir da pesquisa de campo, esse capítulo é ilustrado por gráficos e tabelas que demonstram os resultados da pesquisa realizada. O penúltimo capítulo descreve o processo de planejamento da campanha, detalhando, cada uma das suas fases e os elementos que devem ser considerados para o planejamento, esboçando todo o plano de ações em comunicação para a ONG União Animal. E por fim, na terceira fase, é apresentada a proposta de campanha publicitária, na qual se expõe que este estudo permitiu o desafio de planejar e criar uma campanha publicitária para a ONG União Animal.

12

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A origem da publicidade

De acordo com Anaut (1990), é na Antiguidade Clássica, mais precisamente em Pompéia, onde se encontram os vestígios iniciais da publicidade enquanto atividade, como mostram tabuletas, que anunciavam combates de gladiadores e faziam referências a diversas casas de banho que havia na cidade. Nesta época, a publicidade era feita por pregoeiros, que anunciavam gados, vendas de escravos, entre outros, ou seja, era, sobretudo, oral. Porém também foram encontrados vestígios de publicidade na época dos gregos e egípcios. Estes, por sua vez, utilizavam pinturas nos muros ou rochas e assim se manteve até aos séculos XV e XVI, quando do início do aparecimento dos primeiros panfletos publicitários. Malanga (1979), afirma que na Grécia antiga, por exemplo, as mercadorias à venda eram anunciadas oralmente. Em Roma, essa publicidade oral foi ainda mais ativa e não só envolvia produtos, como também questões políticas, religiosas, culturais e desportivas. É também em Roma que surgem os primeiros sinais de propaganda escrita, através de tabuletas, que anunciavam combates de gladiadores ou características de escravos foragidos. Anaut (1990), garante que dessa época até a Idade Média, pouco pode ser observado de evolução da publicidade. Apenas se amplia o uso das tabuletas e da propaganda oral para feiras, mercados e cidades. Mas a partir do século XV, com a Revolução da Prensa Gráfica de Gutenberg, a publicidade ganha mais espaço e novos meios, como panfletos e cartazes impressos. Malanga (1979), expõe que partir do século XVII, com o nascimento do jornalismo periódico, são registrados os primeiros anúncios em jornais, abrindo caminho, ainda timidamente, para uma ligação que perdura até os dias de hoje e que se tornou essencial para ambas as atividades. O pioneirismo dessa modalidade de propaganda foi do jornal Mercurius Britannicus, em 1625. O grande salto na história da publicidade veio com a Revolução Industrial, no início do século XIX. Alguns autores consideram esse o marco de início da história moderna da publicidade, tal como a conhecemos atualmente. Segundo Barreto (1982):

13

Ela nasce graças aos meios técnicos conquistados pela Revolução Industrial; nasce para resolver problemas da Revolução Industrial; nasce para corresponder aos novos mitos de coletividades agrupadas pela Revolução Industrial (BARRETO, 1982, p. 90)

Anaut (1990), considera o início a história da Publicidade a partir da era contemporânea na virada do século XIX para o século XX. Isso porque aquela foi a época da visível transição de um discurso publicitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com