TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  11/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 14

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Arte

Bruno Maikon Lorencini Schleweis

Isabela Starling Santos

Laís Cristina Mendes Silva

Maria Clara de Souza Teixeira Assumpção

Victória Fernandes Cândido dos Santos

Vitoria Mendes Macedo

INTERNETÊS:

uma abordagem sobre uma nova linguagem

Belo Horizonte, 28 de maio de 2019

Bruno Maikon Lorencini Schleweis

Isabela Starling Santos

Laís Cristina Mendes Silva

Maria Clara de Souza Teixeira Assumpção

Victória Fernandes Cândido dos Santos

Vitoria Mendes Macedo

INTERNETÊS:

uma abordagem sobre uma nova linguagem

Trabalho apresentado à disciplina Introdução aos Estudos da Comunicação, da Faculdade de Comunicação e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Belo Horizonte, 28 de maio de 2019

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 A INTERNET        5

2.1 O conceito de Internet.        5

2.2 A criação da Internet.        5

2.3 A Internet no Brasil.        5

3 O INTERNETÊS.        6

3.1 O conceito de Internetês.        6

3.2 A linguagem escrita.        6

3.3 Os emoticons e os emojis.        9

3.4 Os memes.        10

4 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



1 INTRODUÇÃO.

A internet é uma rede muito ampla que fornece agilidade no compartilhamento de informações e torna possível a interação social sem a necessidade da co-presença, permitindo que a relação espaço/tempo seja caracterizada por diferentes contextos e localizações. Porém, atribuir praticidade na comunicação não depende, exclusivamente, do mecanismo da internet, já que o dinamismo e a rapidez no compartilhamento da mensagem por esse canal só são possíveis devido ao uso dessa nova forma de linguagem que é atribuído nele.

Em sua totalidade, essa linguagem, o Internetês, tem papel fundamental na transmissão eficiente de informações. É uma ferramenta que se caracteriza pelo uso de abreviações das palavras e que, com seu desenvolvimento, impulsionou a criação de estímulos visuais, que hoje são utilizados para proporcionar a expressão de emoções e sentimentos virtualmente.

Diante dessa tecnologia, que se atualiza cada dia mais, surge em tema o fato de o mecanismo ser mais acessível ao grupo jovem, gerando dificuldades de inclusão social dos mais velhos e promovendo erros de grafia e fonética aos grupos mais novos, que se aproximam prematuramente dessa linguagem e se confundem com a língua que se deve ser utilizada em diferentes contextos, trabalhando erroneamente o uso gramatical em linguagem ortodoxa.

O objetivo do Internetês e dos signos que o acompanham é facilitar a comunicação virtual, acelerando a transmissão da mensagem e trazendo eficiência no processo de expressão e entendimento da informação que é transmitida. E é a partir dos mecanismos como as abreviações, gifs, emojis, memes e outros, que esse objetivo pode ser cumprido com êxito.

Para tanto, essa linguagem precisa ser potencializada quanto à diferentes gerações, procurando universalidade e facilidade no uso dessa ferramenta por todos.

Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, além de estudo de caso. A pesquisa e o estudo basearam-se em publicações de trabalhos científicos e acadêmicos.

O trabalho de conclusão do estudo apresenta definições acerca do conteúdo, junto à importância, necessidade e dificuldades que são vigentes no objeto de estudo em questão. Por fim, a visão e a avaliação diante do exposto são mostradas respondendo e analisando a problematização.

2 A INTERNET.

2.1 O conceito de Internet.

De acordo com o Dicionário Online de Português – Dicio, a Internet pode ser definida como a “rede mundial que, pela troca virtual de dados e mensagens, une computadores particulares, organizações de pesquisa, institutos de cultura, institutos militares, bibliotecas, corporações de todos os tamanhos”, sendo conhecida também como rede mundial de computadores.

2.2 A criação da Internet.

O projeto de pesquisa militar norte americano denominado de Advanced Research Projects Agency – ARPA foi o responsável pelo nascimento da Internet durante o período compreendido entre o final da década de cinquenta e início da década de sessenta, no auge da Guerra Fria.

O projeto de pesquisa surgiu como uma resposta dos Estados Unidos ao lançamento do satélite Sputnik pela antiga União Soviética, sendo que a pesquisa tinha por objetivo inicial a conexão entre as universidades mais importantes daquele país com o pentágono, de forma a permitir o compartilhamento de informação de maneira rápida e segura, bem como para viabilizar que os canais de comunicação norte-americanos pudessem sobreviver caso eclodisse uma guerra nuclear.

Todavia, os idealizadores da pesquisa jamais poderiam conceber que o projeto alcançaria o atual patamar e, ainda, seu potencial mundial de comunicação instantânea.

2.3 A Internet no Brasil.

Em que pese o surgimento da Internet no período da Guerra Fria e seu desenvolvimento nas décadas seguintes, o Brasil somente teve acesso à Internet na década de noventa, sendo o acesso limitado e restrito apenas para pesquisas de algumas universidades.

A comercialização da Internet em solo nacional ocorreu alguns anos mais tarde por intermédio da EMBRATEL. Contudo, o projeto de disponibilização da tecnologia para a população brasileira somente teve seu início no ano de 1995, através da parceria entre o Ministério das Telecomunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com