TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  8/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

1. A partir das leituras realizadas e de outras fontes de pesquisa, conceitue dificuldades de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem podem vir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais, fazendo com que o aprendizado se torne mais difícil que o normal.

2. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

As causas podem estar relacionadas a determinantes sociais, da escola e do próprio aluno, ou seja, fatores internos ( cognitivos e emocionais ) e a fatores externos (culturais, sociais e políticos ).

3. Leia o texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo, e faça uma síntese das principais ideias.

Nossos alunos merecem ser avaliados dia a dia, e por um profissional qualificado. Só um profissional qualificado pode dar um diagnostico preciso que nossas crianças precisam para ter um acompanhamento correto.

4. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

Multidiciplinarmerte.Toda a equipe ajuda no diagnostico e depois ajuda no acompanhamento.

5. De acordo com Smith (2001), os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são: lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade. Explique cada um deles.

Lesão cerebral - ocorrem em crianças que tiveram algum tipo de acidente, hemorragia cerebral e tumores, doenças como encefalite e meningite, transtornos glandulares não tratados na primeira infância. A desnutrição e a exposição a substâncias químicas tóxicas ( como chumbo e pesticidas ) também causam danos cerebrais, levando a problemas de aprendizagem. Privação de oxigênio, complicação no parto, sufocação, afogamento, doença renal e sarampo.

Alteração no desenvolvimento cerebral – há três tipos comuns de alterações:

O hemisfério esquerdo do cérebro é hipoativo e o hemisfério direito é hiperativo, gerando problemas com o processamento da linguagem já que este hemisfério é responsável pelas funções da linguagem: leitura e escrita. O hemisfério direito é hipoativo e o hemisfério esquerdo é hiperativo, gerando problemas com o senso de tempo, consciência corporal, orientação espacial, percepção visual e memória.

Hiperatividade nos lobos frontais apresentando problemas de coordenação muscular, articulação, controle de impulsos, planejamento, organização e manutenção da atenção.

Desequilíbrio químico - as células cerebrais comunicam-se umas com as outras por meio de mensageiros químicos chamados de neurotransmissores. Qualquer mudança no clima químico do cérebro pode interferir e prejudicar a capacidade do cérebro funcionar.

Hereditariedade - estudos de famílias de crianças com dificuldades de aprendizagem destacam uma incidência mais alta que a média de problemas similares de aprendizagem entre pais, irmãos e outros indivíduos.

6. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com