TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO KARATÊ

Por:   •  22/9/2018  •  Resenha  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA / 5ºB

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ORIENTADOR: ANTONIO DE PADUA TEIXEIRA

PROJETO KARATÊ

VINICIUS VIEIRA JORGE

PATOS DE MINAS

2018


  1. INTRODUÇÃO

O Karatê é uma arte marcial desenvolvida nas ilhas de Ryukyu que é agora Okinawa, Japão. Ele se desenvolveu a partir das artes marciais indígenas das Ilhas Ryukyu, sob a influência de artes marciais chinesas, particularmente Fujian White Crane. O Karatê é agora uma arte de golpes usando socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta. O praticante de karatê é chamado karateka. O Karatê desenvolvido no reino de Ryukyu foi trazido para o continente japonês no início do século 20, durante um momento de intercâmbio cultural entre os japoneses e os chineses. Ele foi sistematicamente ensinado no Japão após a era Taisho.  Em 1922, o Ministério de Educação Japonês convidou Gichin Funakoshi a Tokyo para dar uma demonstração de karatê. Em 1924 a universidade de Keio estabeleceu o primeiro clube do karatê da universidade no Japão e em 1932, as universidades japonesas principais tiveram clubes do karatê. Nesta era de crescente militarismo japonês o nome foi mudado de ("mão chinesa") para ("mãos vazias") - ambos os quais são pronunciadas karatê - para indicar que os japoneses desejaram desenvolver a fórmula de combate no estilo japonês. (http://www.karatedobrasil.org.br/)

  1. JUSTIFICATIVA

Espera-se com a realização do projeto, que os educandos desenvolvam a capacidade de se comunicar, expressando-se corretamente de acordo com os ambientes frequentados. Aprenda a essência da luta como um esporte, num contexto que vai além de uma luta no tatame. Além disso, através deste evento, estabelecemos um laço de união e proximidade com parcerias com instituições e envolvimento da comunidade. O esporte também sempre está presente, de modo que se reconheça o valor da prática esportiva para um organismo saudável e uma vida feliz.

  1. OBJETIVOS

O projeto teve por objetivo promover a integração dos alunos em um ambiente diferente do que estão acostumados, visando à recreação, o lazer, a aprendizagem e o contato com diferentes esportes e, acima de tudo, o respeito e a cooperação entre eles e os demais envolvidos.

  1. Objetivo Geral

Objetivo geral do projeto é proporcionar aos alunos de todo o colégio atividades relacionadas a essa cultura, esportes e na melhoria da aprendizagem interdisciplinar, durante esse dia do ano letivo, melhorando o convívio entre todos envolvidos no projeto de uma forma que os envolvidos estarão trabalhando o seu lado cidadão respeitando as diversidades de todos, participando de uma competição saudável e divertindo-se muito durante todas as atividades e tarefas propostas no projeto.

  1. Objetivos Específicos
  • Promover a socialização e a interação do aluno no ambiente escolar;
  • Coordenação motora, equilíbrio, agilidade e raciocínio rápido;
  • Ressaltar a importância de um bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
  • Oferecer um momento, espaço e atividades diferentes que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão percebendo a escola como um ambiente legal e alegre.

  1. IDENTIFICAÇÃO

4.1. Local

O projeto será realizado em uma das quadras esportivas dispostas na Escola Municipal Professora Carmem Celina Nogueira de Castilho.

4.2. Data

O Projeto Karatê será realizado no dia 03 de abril de 2018, numa terça-feira.

4.3. Horário

O horário será das 07 horas às 11 horas.

4.4. Público Alvo

Será realizado com os alunos do 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental.

4.5. Número de Participantes

Aproximadamente 60 alunos.

  1. DESENVOLVIMENTO

O projeto foi desenvolvido em varias atividades, visando ensinar aos alunos alguns golpes do karatê. As atividades abordaram a movimentação, defesas, clinches e quedas. Sempre demonstrando aos alunos o modo correto, e deixando-os participar realizando pequenas lutas entre os colegas. Convidei ao meu colega Kersey Antony Leal, 19° melhor do mundo em sua categoria, campeão mineiro, campeão pan-americano, 5° lugar no mundial de karatê entre varias outras premiações para realizar esse projeto, trazendo uma experiência diferente e divertida para os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com