TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÍNCIPIOS DO EMPREENDEDORISMO II

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PRÍNCIPIOS DO EMPREENDEDORISMO II – 04N

ISABELA BARROS – TIA: 41400811

ATIVIDADE 1 – RESENHA: O SEGREDO DE LUÍSA

SÃO PAULO

29/02/2016

ATIVIDADE 2 – RESENHA: O SEGREDO DE LUÍSA

[pic 1]

SÃO PAULO

29/02/2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUCÃO.................................................................................... 3
  2. BIBLIOGRAFIA .................................................................................. 5

  1. Resenha sobre o primeiro capítulo do livro: O segredo de Luisa

Luísa, uma mineira nascida em Ponte Nova tem um espírito inovador. Ela foi estudar odontologia em Belo Horizonte para realizar o sonho dos pais de se formar. Fernanda, a madrinha de Luísa, foi sua grande influência, era uma proprietária bem sucedida da Sereia Azul, uma loja que reunia diversos setores como: salão de beleza e barbearia, loteria, uma pequena mercearia, armarinho e corretagem de imóveis. Um dos maiores prazeres de Luísa era cozinhar, ela costumava fazer preparações na loja de sua tia, além disso, ela gostava muito de atender os clientes e ver que sua dedicação estava dando resultado. Uma receita muito especial elaborada por Fernanda era a goiaba-cascão, ela tinha o hábito de presentear as pessoas com esse incrível doce. Luísa com seu espírito empreendedor percebe que a goiabada pode ser um produto promissor.

A ideia da goiaba-cascão é criativa, pois embora já exista esse doce em muitos lugares no Brasil, a goiabada de Fernanda é caseira, elaborada manualmente e Luísa teve o pensamento de investir realmente em algo que pode propiciar uma fonte de lucro. Ela tem todas as características de uma empreendedora, pois se demonstra uma pessoa pró-ativa, comprometida, líder, otimista e determinada.

Fernando Dolabela diz que apesar de Fernanda ser uma mulher linda e cortejada não se casou, isso transmite um pré-conceito, pois cada um tem um conceito diferente do que é ser bela. O que define uma pessoa é principalmente o seu caráter (sua beleza exterior) e não o que é estabelecido pela sociedade como padrão de beleza.

Luísa não era uma boa aluna na escola, ela costumava ser uma boa ouvinte, porém ser uma pessoa desinteressada nos estudos e se apegar a um negócio não é a garantia de sucesso. Existem diversos casos de empreendedores que estudaram bastante e construíram uma carreira promissora.

O autor se contradiz em alguns momentos, pois ele fala que as pessoas nascem empreendedoras e depois diz que elas se tornam por influência de sua família e/ou amigos; No caso de Luísa, ela já possui todas as características de uma empreendedora desde sua infância, pois ela costumava trabalhar na loja de sua madrinha por quem também criou uma grande admiração para seguir essa perspectiva empreendedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com