TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paráfrase A importância da boa escrita na vida profissional

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da boa escrita na vida profissional

Não é difícil encontrar dissertações mal escritas na internet, mas isso acontece pelo uso coloquial da linguagem, ou até mesmo à digitação apressada, ou à falta de atenção, o que é perdoável. O problema ocorre quando esses erros são cometidos no ambiente de trabalho e em e-mails, ofícios, memorandos ou em correspondências formais. É comum haver textos escritos inadequadamente, seja em repartições públicas, seja em empresas privadas, e que precisam ser revisados diversas vezes. São erros gramaticais e ortográficos, que refletem o desconhecimento da norma padrão da linguagem. Nos deparamos com erros de acentuação, crase, ambiguidade, gerundismo, concordância, redundância, grafia e muitos outros.

Qual o motivo das pessoas escreverem tão mal?

Segundo o IBGE, no ano de 2014, a taxa de analfabetismo entre os brasileiros com 15 anos ou mais foi de 8,3%. No ano de 2013, essa porcentagem tinha sido de 8,5%, ou seja, observou-se que o analfabetismo está diminuindo gradativamente. No entanto, alfabetização não significa letramento. Segundo Soares (1998), “um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que se comunica com a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita”.

O problema na alfabetização de base pode se estender para a vida acadêmica e terminar na vida profissional. Além disso, um outro fator para essa falta de letramento pode estar na ausência de incentivo à leitura desde a infância. Assim como boa parte da população brasileira, muitos profissionais são incapazes de entender e produzir textos na própria área, e isso não se deve à falta do conhecimento especializado, mas ao estudo incipiente da língua materna. Vale ressaltar que a questão do problema na alfabetização de base não é uma regra, pois existem vários fatores que podem levar alguém a não escrever bem.

Por que ter uma boa escrita é tão necessário?

Não basta que se forme para entrar na vida profissional, ele precisa saber se apresentar ao mercado. A boa formação profissional, aliada à norma padrão da língua materna, pode ser um fator de elevação da sua própria imagem. Além disso, saber comunicar-se eficazmente pela linguagem oral e escrita pode ser causa de ascensão no trabalho. Uma boa redação transmite sensação de confiança, o que permite destacá-lo em processos seletivos.

O profissional tem a opção de escolher qualquer área para trabalhar, a única opção que ele não tem é a de escrever mal. Caso ele tenha dificuldade com a escrita, existem vários cursos disponíveis no mercado. Outra sugestão é praticar mais a leitura, pois é por meio dela que podemos desenvolver a criatividade, além da aquisição de cultura. Escrever mais também é outra sugestão, de modo que a prática leva à perfeição.

Podemos “tropeçar” de diversas formas durante a vida, mas tente não fazer isso com o uso da Língua Portuguesa ao se comunicar, pelo bem da sua carreira profissional.

(Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com