TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Introdução

Observamos que a vida das pessoas é transformada ao longo da história. E a cada dia torna-se cada vez mais crescente a inserção, das tecnologias de todos os tipos no convívio do ser humano. No ambiente de trabalho, nas residências, nas ruas, no lazer e consequentemente na educação está presente a tecnologia e especial as TICs que vem estabelecendo relações pessoais e interpessoais.

Analisando por este prisma, percebe-se que as TICs estão em todos os lugares, então, elas integram o espaço escolar e alterna-se progressivamente e concebe a aprendizagem promovendo a colaboração e a reflexão de todos.

Quando incorporamos as tecnologias na educação estamos buscando a melhoria da qualidade do ensino criando um ambiente de aprendizagem colaborativa, significativa motivadora e rica de informações que possibilite o desenvolvimento a consciência e ao senso crítico do cidadão.

Quando inserimos as tecnologias em nosso trabalho pedagógico podemos proporcionar atividades que podem oferecer, situações em que o aluno tem contato com o conteúdo por variados recursos e formas de aprendizagem. Sendo assim, temos uma necessidade muita grande de uma aprendizagem sistematizada.

Desenvolvimento

Estudos mostram que nossas vidas vêm sendo marcadas e transformadas ao longo de toda história humanística e cada dia se torna mais presente a influencia de todos os tipos de tecnologias As Tecnologias vêm transformando nossos hábitos em nosso local de trabalho com novas ferramentas de trabalho, em nossas casas com novos aparelhos eletroeletrônicos, nos ambientes de diversão, no campo da saúde com uma imensa importância para o tratamento de inúmeras doenças utilizando equipamentos de última geração na realização de grandes cirurgias. Observamos também que as tecnologias promovem e estabelecem grandes relações de pessoas (redes sociais) e favorecem o aprendizado de relações políticas e econômicas.

Mas, e na educação como as tecnologias vêm influenciando nossa forma de ensinar? Quais as contribuições que as tecnologias trouxeram para a educação e para o processo ensino/aprendizagem? Nossos professores estão preparados ou se preparando para a verdadeira inserção tecnológica? Com tanta tecnologia disponível e com todo investimento em formação das TICs, porque os professores apresentam inúmeras dificuldades na utilização desta nova ferramenta?

Percebe-se que apesar de todo conhecimentos adquiridos ao longo de muitos anos, ainda existe muito que fazer para que haja uma verdadeira inserção tecnológica e uma implementação pedagógica em visão mais crítica e mais ativa. As ações pedagógicas têm com propósito, considerar as Tecnologias da Informação e Comunicação, como ferramenta para o ensino. Neste sentido percebe-se a grande necessidade em oferecer a maior demanda de professor possível, boa formação e preparação para compreender os processos de ensino aprendizagem através das tecnologias. Só através de um estudo sistemático o professor será capaz de inferir na discussão sobre a importância da medição em relação do uso das tecnologias inserido na educação e nos processos pedagógicos. Para que aconteça essa inserção do professor aos processos tecnológicos, é necessária uma maior disponibilidade deste para uma atualização permanente e um considerável domínio das tecnologias. E inerente que o professor esteja sempre em estado de formação e aberto a estas questões procurando melhorar suas atividades profissionais. Quando o professor vivenciar o processo tecnológico, quando a tecnologia representar ou se transformar na visão do professor em um recurso importante para a aprendizagem, ocorrerá a significativa integração tecnológica da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com