TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Estratégico de Comunicação da ACIA

Por:   •  17/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar proposta de Plano Estratégico de Comunicação Mercadológica para a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) - entidade privada, sem fins lucrativos e prestadora de serviços –, com o objetivo de promover o crescimento sustentável do seu quadro de associados, aumentando com isso sua credibilidade, ratificando sua identidade como uma extensão das empresas – ao oferecer soluções para alavancar os negócios – e promovendo o aumento da lucratividade. A proposta é baseada na criação de uma campanha institucional para vincular a imagem já conhecida da entidade aos seus produtos e serviços. Os resultados da campanha serão medidos mensalmente para que o seja possível definir ações de correção, prevenção ou otimização das ações. O Plano deve começar a ser executado em outubro.

Palavras-chave: Mercadológico; ACIA; Plano Estratégico; Identidade

1. Introdução

Em meio à competitividade do mercado, as empresas - de pequeno, médio e grande porte -necessitam de ferramentas para se diferenciarem. A ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana) foi fundada para desempenhar o papel de ser uma extensão delas, conforme sua missão, representando a classe empresarial através da sua credibilidade e desenvolvendo produtos e serviços para alavancar os negócios dos associados. Diante dessa missão, a entidade deve respaldar o maior número possível de empresários, já que essa realidade fomenta diretamente a economia local.

Por esse motivo, o artigo tem o objetivo de apresentar proposta de Plano Estratégico de Comunicação Mercadológica para que a entidade tenha um crescimento sustentável de sua carteira de associados, aumentando com isso sua credibilidade, ratificando sua identidade como uma extensão das empresas e promovendo o aumento da lucratividade através da comercialização dos seus produtos e serviços.

Atualmente a Associação Comercial possui 2,5 mil sócios e dezenas de produtos e serviços para alavancar os negócios, no entanto, as soluções não são suficientes para o crescimento do associativismo.

A proposta para aumentar o número de associados, e consequentemente a adesão aos produtos e serviços, é baseada na realização de uma campanha institucional com foco emocional, com duração de quatro meses, para despertar nos stakeholders o vínculo da marca ACIA aos produtos e serviços que oferece.

Neste sentido, o Plano propõe ações articuladas de comunicação e divulgação com o uso de diversas ferramentas digitais e de comunicação visual.

2. Apresentação

A ACIA é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1961, que atua em prol do desenvolvimento da classe empresarial de Americana – comércio, indústria e prestação de serviços – representando e defendendo os interesses comuns, de forma eficiente, eficaz, com ética e profissionalismo.

Atualmente conta com uma equipe de 30 colaboradores contratados, além de uma diretoria composta por mais de 100 empresários, que trabalham voluntariamente para dar suporte às ações, que são referência entre as demais associações comerciais.

Ao longo dos nossos 54 anos de atividades, 16 presidentes já conduziram a Associação, sendo responsáveis pela criação de outras entidades de classe do município, entre elas: Fidam (Feira Industrial de Americana), Polo Tec Tex (Polo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção), Sincovam (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré).

Certificada ISO 9001

Prezando a qualidade do nosso atendimento e dos serviços, produtos e diferenciais que oferecemos aos associados, conquistamos em janeiro de 2012 a certificação ISO 9001:2008 e em 2014 a recertificação, com foco na gestão de qualidade reconhecida internacionalmente.

2.1 – Logomarca

2.2 – Descrição dos produtos e serviços

Considerada a quinta maior Associação Comercial do Estado de São Paulo, com base no número de associados e na quantidade de produtos e serviços desenvolvidos, a entidade tem o objetivo de ser cada vez mais reconhecida e referenciada pelo serviço prestado. Além disso, faz parte da meta da entidade crescer em número de associados para aumentar sua lucratividade, representatividade e estimular o fomento da economia local.

Para corresponder a sua missão, a ACIA disponibiliza atualmente 16 soluções para os negócios dos pequenos, médios e grandes empresários. Para usufruir dessas vantagens, conforme elencado abaixo, é necessário ser associado da entidade.

• Aciprev- Plano de Previdência Complementar;

• Biblioteca e Videoteca Empresarial;

• CBMAE Americana – Câmara Brasileira de Conciliação, Mediação e Arbitragem;

• Consultorias gratuitas;

• Convênios e Parcerias, como descontos em faculdades e parques de diversão;

• CRC – Central de Recuperação de Crédito;

• Cursos e Palestras;

• Homecard – Cartão com vários benefícios;

• Internet – Primeira entidade a oferecer provedor;

• ISO Fácil – Certificação ISO 9001;

• Locação de salas e auditório;

• Mala Direta;

• Plano Odontológico;

• SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito;

• Sicoob Acicred – Cooperativa de crédito da ACIA;

• Vegas Card – benefício alimentação e refeição.

Além disso, nove Departamentos Setoriais e cinco distritais tratam de assuntos específicos de cada segmento e corredor comercial do município, sendo um canal efetivo para troca de experiências entre os empresários e oportunidade para a busca de soluções para problemas comuns.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com