TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que as Olimpíadas se transformaram em um grande evento midiático contemporâneo

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

"Por que as Olimpíadas se transformaram em um grande evento midiático contemporâneo?" 


Os Jogos Olímpicos indubitavelmente se tornaram para além de um evento esportivo de alta produção, uma fonte de entretenimento atrativa para todas as pessoas, até mesmo as que não acompanham assiduamente esportes durante o ano. Mas por quê?
Graças à imensa dimensão histórica dos jogos, a Olimpíada é um espaço fértil para as grandes mídias investirem em torná-la um evento midiático de sucesso, tendo em vista um interesse milenar no esporte pelas pessoas, é definitivamente uma tendência comum a muitos e atrativa. Mas é preciso entender como esse processo acontece com tanta força nos últimos anos.  
Segundo o texto “Comunicação de Massa, Gosto Popular e A Organização da Ação Social”, de Robert K. Merton e Paul F. Lazarsfeld, os
mass media exercem funções sociais que repercutem com efeitos sobre a sociedade. Uma delas explica perfeitamente algumas questões: A Função de Atribuição de Status.
Essa função, nada mais é do que a atribuição de importância ao que quer que apareça nas grandes mídias. De causas sociais a posicionamentos políticos, a
repercussão positiva das grandes mídias faz com que uma “ideia” em questão seja mais valorizada, popularizada e se torne importante pelo simples fato de ser citada. É a tendência que as pessoas têm em acreditar com facilidade no que se vê, atribuindo legitimação facilmente à aquilo que é “famoso”.
Á medida em que os meios de tecnologia foram crescendo, se multiplicando e evoluindo, surgiram entre eles monopólios da comunicação, as grandes mídias, essas que detém a função de valorizar, tendenciar ou até mesmo coincidir com um interesse popular (desde de que esse seja benéfico à interesses particulares).
Observando tudo isso, é de fácil observação que no período dos Jogos Olímpicos, atribui-se uma relevância pelas grandes mídias, o que realmente manifesta um interesse massivo popular. A Olimpíada se torna foco na TV, nas rádios, nas revistas e jornais, e torna-se depósito de atenção da massa. Isso explica os grandes investimentos midiáticos contemporâneos em maximizar o evento e cada vez mais melhorar a experiência sensitiva do entretenimento, tudo gira em torno do foco no consumo da massa. E funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com