TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES cabeamento estruturado

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB

CURSO SUPERIOR DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

DHEYMERSON INÁCIO CRUZ DA SILVA

CABEAMENTO ESTRUTURADO

RIO BRANCO – AC

2015

[pic 2]

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB

CURSO SUPERIOR DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

DHEYMERSON INÁCIO CRUZ DA SILVA

CABEAMENTO ESTRUTURADO

Trabalho apresentado à disciplina de Redes do curso de sistema de informação como pré-requisito para a obtenção da nota parcial sobre a orientação do professor: Marco Aurélio Bortoli.

RIO BRANCO – AC

2015

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

UM POUCO DA HISTÓRIA        

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO        

ESTRUTURA DA REDE        

SUBSISTEMAS DO SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO        

1.1 Cabeamento Horizontal / Rede Secundária        

2.1 Backbone / Rede Primária        

    3.1  Área de Trabalho        

4.1 Sala de Telecomunicações        

5.1 Sala de Equipamentos        

6.1 Sala de Entrada de Serviços de Telecom        

7.1 Administração        

VANTAGENS DO CABEAMENTO ESTRUTURADO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIA        


RESUMO        

Este trabalho aborda sobre redes de computadores. Mais precisamente cabeamento estruturado, discutindo principalmente como são o funcionamento e a importância desta tecnologia, ela surgiu pela nossa necessidade de se organizar e padronizar conectores e meios de transmissão mais rápida e precisa.

Nesse trabalho serão discutidos cada assunto com sua perspectiva definição, transmitir uma informação mais ampla ao leitor, cada tema vai abordar origens de cabeamento estruturado, e seus periféricos da tecnologia.

O cabeamento estruturado vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário tecnológico e empresarial. Sua utilização como instrumento de comunicação e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a tecnologia vem passando por mudanças estruturais e funcionais.

Este trabalho se baseia na experiência da introdução de redes em uma instituição. Nesse enfoque, trabalharemos a introdução de redes como um processo de ensino. Importância da intervenção do coordenador de Informática na reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da Informática na administração.


INTRODUÇÃO

O objetivo de um ambiente de rede é o compartilhamento de informações e recursos por várias máquinas com qualidade, eficiência, velocidade e segurança. Para que isto ocorra é muito importante o correto funcionamento dos recursos físicos ou (cabos) utilizados e com este objetivo que algumas organizações e empresas se empenharam e se empenham na pesquisa e estudo deles buscando o melhor desempenho e a satisfação para suas necessidades. O resultado desta pesquisa geram especificações de normais e padrões que são utilizados para instalações de redes e certificações de produtos.


UM POUCO DA HISTÓRIA

Visto que a tecnologia é uma das áreas que mais ganhou importância na sociedade moderna, no nosso dia a dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso acadêmico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são à base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros ativos da sociedade.
                Pra gente entende um pouco a história de cabeamento estruturado voltaremos um pouco no tempo a algumas décadas atrás, onde no inicio dos anos 80 os sistemas de mainframe dominavam o mercado logo após surgem os conceitos de “networking” e “downsizing” referindo-se ao processo de implementação de redes, com a falta de normas para o mercado de redes locais, os fabricantes criaram sistemas proprietários para atender a demanda e a rápida evolução dos PC´s levou a vários fabricantes a desenvolver normas e padrões para o setor.  

A partir de 1988, os primeiros sistemas de cabeamento foram lançados comercialmente a partir dai surge no mercado de redes o conceito SCS – structured cabling system (sistema de cabeamento estruturado), um SCS consiste de um conjunto de produtos de conectividade, empregado de acordo com regras especificas. Nos anos 1990, o cabeamento estruturado progride enormemente por meio da introdução do cabo de par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO ajudam a padronizar cabos, conectores e procedimentos.

ESTRUTURA DO SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 

Com o objetivo de padronizar o conceito de Cabeamento Estruturado, foram desenvolvidas normas nacionais e internacionais que tratam do assunto, tais como: NBR 14565 infraestrutura de redes, essa norma e usada no Brasil, TIA/EIA-568-B, que especifica sistemas de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e a TIA/EIA- 569-A, TIA/EIA-606-A, TIA/EIA-862 é uma normatização América, mas também e usada no brasil, entre outras. A estrutura do Cabeamento Estruturado é dividida em sete subsistemas descritos a seguir:

  1. Cabeamento Horizontal /Rede Secundária
  2. Backbone / Rede Primária
  3. Área de Trabalho
  4. Sala de Telecomunicações
  5. Sala de Equipamentos
  6. Sala de Entrada de Serviços de Telecom
  7. Administração

ESTRUTURA DA REDE

Os problemas relacionados aos ativos de rede nas empresas estão relacionados ao uso de hubs 10MB’s, que não oferecem velocidade de tráfego suficiente para todas as estações de trabalho e servidores na rede. Outro ponto negativo dos hubs é o fato de causarem um alto volume de broadcast que do inglês formado por duas palavras distintas, “broad” (largo, ou em larga escala) e “cast” (enviar, projetar, transmitir).  e colisão de pacotes, isso ocorre porque as conexões compartilham um único barramento, fazendo com que se dois dispositivos enviarem pacotes simultaneamente ocorre à colisão física dos mesmos. E devido ao fato do dispositivo não ter controle e separação das conexões ocorre muito broadcast.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com