TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CIENTÍFICO SOBRE O TEMA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE[pic 1]

PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PEDRO HENRIQUE BRAGA SANTOS

RESUMO CIENTÍFICO SOBRE O TEMA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Rio Branco

 2017

                                  UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE[pic 2]

PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

PEDRO HENRIQUE BRAGA SANTOS

 

RESUMO CIENTÍFICO SOBRE O TEMA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para compor a nota do 4º bimestre a disciplina de Sociologia ministrada pelo professor Francisco.

Rio Branco

 2017

Área de conhecimento: Sociologia

DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Pedro Henrique Braga Santos

Resumo:

Esse trabalho tem como objetivo mostrar que a divisão sexual do trabalho não está ligada somente a desigualdade que ocorre entre os sexos masculinos e femininos no meio de trabalho com relação aos cargos empregados por cada um, ela está na base social da opressão, divisão sexual do trabalho pode ser dividida por dois princípios, sendo elas a hierarquia e a separação. A hierarquia diz qual trabalho vale mais, tendo o trabalho masculino como mais valioso, a separação é a ideia que separa qual é o trabalho do homem e qual é o trabalho da mulher. Esse trabalho também tem como objetivo analisar a divisão sexual do trabalho no mundo, e mostrar quais benefícios e malefícios ela pode trazer.

Palavras chave:  divisão; desigualdade; sexos; hierarquia; separação.

Justificativa:

A divisão sexual do trabalho e uma forma de divisão trabalhista de tarefas lugares e atribuições entre os sexos masculino e feminino tendo o masculino como predominante, ou seja, com maior grau de hierarquia, essa divisão traz uma visão fraca da mulher colocando numa posição de “dona de casa”, as mulheres realizam serviços que são menos valorizados socialmente, tendo como trabalho a mão-de-obra intensiva, por exemplo, o trabalho doméstico e o materno.  O capitalismo se utiliza do trabalho intensivo das mulheres, ou seja, esse trabalho também gera economia, por exemplo, em vários países exportadores de mão de obra incrementam a migração de mulheres para cuidar dos filhos dos idosos.

O conceito de divisão sexual do trabalho não está ligado apenas à desigualdade que ocorre entre o sexo masculino e feminino, nem apenas as diferenças de inserção no mercado de trabalho. A divisão sexual do trabalho mundial é baseada na opressão e na desigualdade sendo assim hierarquizada, colocando o sexo masculino sempre no maior grau da hierarquia, no mundo isso acaba gerando uma desigualdade entre homens e mulheres. A partir do momento em que o trabalho doméstico passou a ser considerado um trabalho profissional começou-se a pensar mais na divisão sexual do trabalho, pois antes disto, o homem era provedor financeiro, ou seja, ele possuía um trabalho assalariado que mantia a família, enquanto o papel da mulher era doméstico, materno e não assalariado. A partir do momento que esse trabalho (não assalariado) tornou-se um trabalho assalariado, a mulher começou a entrar no mercado de trabalho podendo se tornar independente e provedora do seu próprio financeiro, porém, vieram também, junto deste fato a divisão sexual do trabalho e a desigualdade, entre o trabalho exercido pelo homem e pela mulher, por exemplo, no mundo em que vivemos as mulheres tem sim um papel importante no mercado de trabalho, mas são poucas as que exercem trabalhos específicos que os homens exercem, por exemplo, o Brasil teve como primeira presidente do sexo feminino a Dilma Rousseff, no ano de 2014, cargo que é geralmente ocupado por homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com