TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS

CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Carolainy Souza Araújo Batista

RESUMO:

CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

ARRAIAS-TO

2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARRAIAS

CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Carolainy Souza Araújo Batista

RESUMO:

CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins – UFT, do Câmpus Universitário de Arraias, como pré-requisito para avaliação parcial na disciplina de Português Instrumental do Curso de Licenciatura em Matemática.

Ministrante da Disciplina:

Prof. Joanes Magalhães Lima.

ARRAIAS-TO

2016

A COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

Sabemos que o que nos diferencia dos demais seres vivos é a capacidade de pensar e comunicar, pois “só o ser humano se comunica através da língua código”. Posto isso, todos nós precisamos de nos fazer entender e entendermos os outros, e foi através desta necessidade que ganhámos o principal favor evolutivo, a Comunicação. Assim, notamos que comunicação consiste num processo que envolve troca de informações e utiliza sistemas simbólicos como suporte para esse fim, sendo verbal ou não-verbal.

O processo de comunicar-se envolve alguns fatores relevantes, que são: o comunicador, que podemos chamar também de emissor, transmissor ou codificador e que por sua vez tem a arte de transmitir sua mensagem sendo ela palavra oral, escrita, gestuais ou outros, temos também a mensagem que é o que o emissor desejar transmitir e ela pode ser visual, auditiva ou audiovisual, ela é como se fosse um código que deve ser estruturado e decifrado, então é necessário que a mesma tenha conteúdo, objetivos e use um canal apropriado. E por fim, temos o último fator que é considerado o mais importante dos quais citamos aqui, é o receptor ou melhor falando o recebedor que é aquele indivíduo que recebe a mensagem, que lê, ouve, podendo ser um pequeno grupo, um auditório ou uma multidão.

Entre os fatores relevantes existem ainda outros elementos essenciais do processo de comunicação, sendo: a fonte, destino, canal, código e ruído-entropia-redundância.

A comunicação com toda sua grandeza constitui-se como um fator de extrema importância para que possamos transmitir informações, fatos, ideias, desejos, opiniões, sugestões e outros, tornando-se evidente que quem não comunica eficazmente, acaba por ficar fora do círculo que nos permite sentir parte integrante. Pois, em quaisquer dos lugares que frequentamos precisa-se realmente de uma boa comunicação.

LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA

 Anteriormente falado, a comunicação se dá das mais variadas formas, seja por sinais, códigos linguísticos, escrita, por forma oral, pela emissão de sons comuns entre pessoas de um mesmo grupo. Utilizamos da nossa língua, linguagem ou fala para passarmos informação. Onde a linguagem se resume em uma capacidade restrita ao ser humano de expressar sentimentos, sensações, transmitir informações, opiniões ou mesmo expressar sentimentos e desejos proporcionando a troca de dados entre pessoa de diferentes tradições e localidades. Ela pode ser verbal, que se caracteriza de forma oral ou escrita com a utilização de códigos eu servem para facilitar a comunicação entre os homens. E temos ainda a linguagem não verbal que se define por símbolos ou sinais em forma de desenhos, figuras que servem como ponte para a comunicação sem o uso de palavras.

A língua, consiste num conjunto específico de códigos e palavras diversas, usados sob regras e leis de combinação que na verdade são o que permite que a mensagem seja passa de maneira compreensível. É muito provável que a mensagem não seja compreendida totalmente ou parcialmente se tentar ser passada de forma incomum às regras previamente estabelecidas. É como tentar eu escrever uma frase onde as palavras estão fora de ordem e esperar que a outra pessoa entenda exatamente o que quis dizer.

Já a fala é a forma de como alguém se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É Bastante comum que ela seja afetada por costumes locais e vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta.

LÍNGUA FALADA

 A Língua Falada pode ser: culta, coloquial, vulgar ou inculta, regional e grupal (técnica e gíria), segue as definições das línguas culta, coloquial e vulgar;

Língua culta - é a língua falada pelas pessoas de instrução, niveladas pela escola, a grosso modo falando é a língua de quem estudou ou estuda. Obedece a gramática da língua-padrão. É mais restrita pois apresenta privilégio e conquista cultural de um número reduzido de falante.


         Língua coloquial - é a língua espontânea, representada pelas formas de linguagem usadas na conversação diária, em situação de informalidade e descontração.

         Língua vulgar - é própria das pessoas sem instrução. Infringe totalmente as convenções gramaticais.

LÍNGUA FALADA E LÍGUA ESCRITA

Enquanto a língua falada é espontânea e natural, a língua escrita precisa seguir algumas regras. Embora sejam expressões de um mesmo idioma, cada uma tem a sua especificidade. A língua falada é a mais natural, aprendemos a falar imitando o que ouvimos. A língua escrita, por seu lado, só é aprendida depois que dominamos a língua falada. E ela não é uma simples transcrição do que falamos; está mais subordinada às normas gramaticais. Portanto requer mais atenção e conhecimento de quem fala. Além disso, a língua escrita é um registro, permanece ao longo do tempo, não tem o caráter efêmero da língua falada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com