TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CRÍTICO

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Crítico

Capitulo 1 – Língua e Fala

A Língua e a Fala se apresentam de maneira dicotômica, ambas se complementam, de forma que nenhuma existe sem a outra. Como Saussure já havia mencionado que a língua é uma ciência inclassificável, não pode ser conceituada facilmente.

 A língua tem uma maneira social: que diz respeito a um conglomerado, um conjugado de pessoas, cujo podem atuar sobre ela. Todo elemento do grupo pode escolher por este ou aquele formato de expressão. Em contrapartida, não é aceitável inventar uma língua especial e estabelecer que outros falantes a entendam.

A língua é uma instituição singular que determina um grupo lingüístico e favorece o crescimento da linguagem, sendo a língua entendida como um todo coletivo social.  A língua é, assim sendo, um preceito de signos desempenhados diante de certo número de normas, de conformidades. Um código de signos desenvolvidos pela relação de idéias óticas de definições delimitadas.  Para entende - lá, é essencial distinguir da fala, está será conceituada posteriormente. Para descobrir esta diversidade, o teórico francês Roland Barthes, especialista em semiologia, acrescentando a explicação de Saussure conceituado língua como “a linguagem menos a fala”. Sendo uma criação social e um preceito de valores, Segundo Barthes, a língua é:

 “uma instituição social, ela é parte social e não premeditada da linguagem; o indivíduo, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la, trata-se essencialmente de um contrato coletivo ao qual temos que nos submeter em bloco se quisermos comunicar”.

Diante do exposto a língua para Barthes é entendida como um sistema coletivo, que possui regras e valores, a fala é compreendida como o emprego vocal da língua praticada pelo homem. Considerada uma ação individual, pois qualquer indivíduo, que pratique a expressão da fala, tem o poder de optar os componentes da língua que lhe convém, segundo seu desejo e sua utilidade, conforme a circunstância, o cenário inserido, seu caráter, o lugar sociocultural em que vive, etc. Deste  modo, item da língua, existe uma ampla variedade nos mais variados níveis da fala. Todo indivíduo, além de  distinguir o que fala, distingui ainda que os outros falam.  

Deste modo, a língua, caracterizada fala, é um componente que pode ser entendida separadamente, enquanto a linguagem é heterogênea. A língua é um princípio de signos que revelam idéias e conceitos.

REFEÊRENCIAS

BARTHES, Roland. Elementos da Semiologia. São Paulo: Editora Cultrix, 1980.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com