TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE O LIVRO “O QUE É COMUNICAÇÃO”

Por:   •  17/4/2016  •  Resenha  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  9.576 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CAMPUS SOBRAL

CURSO: ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

PROFESSOR: IÁLIS CAVALCANTE

Aluno (a): Ana Paula Pereira Silva        Matrícula: 371609

RESUMO SOBRE O LIVRO “O QUE É COMUNICAÇÃO”, DE JUAN E. DÍAZ BORDENAVE

O que é comunicação? A princípio esta poderia ser uma pergunta de resposta simples; poder-se-ia dizer que comunicação é o ato de transmitir informações, por exemplo: um professor ministrando uma disciplina, a embalagem de um produto no supermercado, um filme, uma música, entre tantos outros. Todos estes exemplos envolvem a transmissão de informações, ou seja, comunicação. Mas o fato é que de acordo com BORDENAVE (1997), comunicar vai muito além de estabelecer um diálogo, transmitir uma informação. A comunicação envolve análises profundas de diferentes aspectos, tais como: o meio ambiente social no qual ela se estabelece, sua evolução, o seu ato como uma necessidade e a impossibilidade de sua inexistência, sua forma de representação (semiótica), suas utilidades e variadas funções e ,por último, o poder que há no domínio da linguagem e como o homem o tem usado desde que foi descoberto e denominado de ser social.

O meio ambiente social da comunicação é formado e estabelecido por tudo àquilo que rodeia o homem. Um estádio de futebol num dia de clássico, um ônibus num horário de pico, uma família reunida frente à TV esperando o último capítulo da novela, uma sala de cinema na estreia de um filme baseado em teorias pós-apocalípticas, um jornal, ou mesmo uma simples ida ao supermercado. A comunicação está presente em tudo e em todos. Ela é um processo contínuo, no entanto, o autor mostra que apesar de parecer independente em si, ela na verdade não o é. O que há é uma relação de interdependência entre a comunicação e a sociedade. Uma é construída e mantida pela outra e, assim como há diferentes tipos de comunicações e sociedades, há também variados ambientes sociais. Existem ambientes nos quais ela ocorre de maneira estruturada e outros em que ela se dá por meio da ligação dos objetos e dos indivíduos que os compõe. O jornal citado acima, é um bom exemplo de meio ambiente social estruturado. Tudo nele é feito em função da comunicação. Desde a seleção das notícias até a sua entrega. Já na sala de cinema, a comunicação se vai estabelecendo aos poucos. As pessoas vão chegando, em grupo ou não, e sentando nas cadeiras. Todos aguardam ansiosos ao filme, uns com pipoca e outros não. Se alguém faz algum barulho no decorrer do filme logo se escuta aquele “shhhh!!!”. Para o autor até mesmo o silêncio é comunicativo e algumas ações dizem muito sobre o modo como alguém percebe o mundo a sua volta. Toda a junção desses microambientes se transforma num ambiente social maior e aponta para a construção de uma nova sociedade que vai se modificando ao longo dos anos de acordo com a sua forma de comunicação.

Tudo tem um começo. Com a comunicação não é diferente. Se analisada de um ponto de vista com bases religiosas, a comunicação se confunde com a criação do próprio homem. Há diversas teorias para o seu surgimento e evolução, mas o fato é que foi através de associações que o homem conseguiu produzir o que hoje denominamos de linguagem. Ela é o ponto máximo da comunicação organizada. O homem se uniu em grupos e por meio de observações foi associando ações e estados a signos e a partir daí o processo de comunicação foi se desenvolvendo e criando novos grupos com diferentes culturas. O homem também foi inventando meios de perpetuar e organizar as informações, foi justamente por isso que surgiram os rústicos desenhos em cavernas, os alfabetos, a gramática, os livros e os atuais e modernos meios de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com