TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO SOBRE UTILIZAÇÃO DAS ABORDAGENS HUMOR, EROTISMO E CELEBRIDADES NA PUBLICIDADE.

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

O humor como abordagem criativa na publicidade:

Segundo MENNA BARRETO:

De acordo com Menna Barreto o humor ajuda nas vendas, mas deve ser usado com cuidado. Esse recurso é melhor aproveitado para marcas já conhecidas pelo público, como ele mesmo afirma: ‘’O que lhes dá um caráter quase institucional’’.

Segundo SHIMP:

Shimp afirma que humor ajuda em vários objetivos da comunicação como: Atrair a atenção, guiar a compreensão do consumidor para as alegações do produto, dentre outros. Porém deve se tomar alguns cuidados, como por exemplo, os efeitos do humor, o que é engraçado para uma pessoa não para outra, a questão da regionalidade e por último o humor ás vezes pode distrair demais o público da mensagem central do anúncio, que é a divulgação de um produto e/ou serviço.

Segundo MADUREIRA:

A professora Gisela nos apresenta diversos argumentos históricos e psicológicos sobre o humor, por exemplo, de acordo com diversos estudos realizados, o humor muitas das vezes é uma forma de agressão, tanto de defesa e ataque. Se pararmos para pensar, muitas das vezes rimos da ‘’desgraça alheia’’. De acordo com ela, o humor em publicidade, deve ser usado para realçar o produto ou serviço e de forma a tomar o lugar destes. Conclui utilizando uma frase de Stan Freberg: ‘’Humor em publicidade é como uma arma nas mãos de uma criança. Você tem que saber usar. De outro modo você pode se estourar’’.

O erotismo como abordagem criativa na publicidade:

Segundo MENNA BARRETO:

Menna Barreto nos apresenta diversas campanhas que utilizaram o erotismo, desde a venda de uma lingerie até venda de refrigerantes. Ele nos garante que de uma forma ou de outra um dia, por mais criativos que sejamos iremos apelar para o uso do sexo em campanhas.

Segundo SHIMP:

O apelo sexual desempenha três funções para Shimp. Primeiro, um chamariz de atenção. Segundo, aumentar a recordação. Terceiro, é evocar respostas emocionais. O erotismo empregado num anúncio só será eficaz se é relevante e apropriado para o produto ou serviço anunciado. Quando usado de forma apropriada é capaz de despertar a atenção e criar uma associação favorável com o produto anunciado. Porém deve se atentar quanto ao uso desse recurso, pois as vezes pode ser degradante para as mulheres e para homens.

Segundo MADUREIRA:

Para Madureira, o uso de erotismo em campanhas depende de algumas situações como: o grau de aceitação que uma determinada sociedade tem para como aquele tipo de apelo sexual, o tipo de produto ou serviço anunciado, o público alvo ao qual se dirige, a forma que o apelo sexual é tratado, o meio, o veículo e até o horário para divulgar o produto com aquele apelo. A mesma afirma, não se trata de censura, mas de bom senso. Por isso é preciso definir se é realmente necessário o uso de sexo na campanha de determinado anunciante.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com