TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens pedagógicas resumo

Por:   •  1/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Abordagens pedagógicas são concepções de educação que norteiam (orientam) a prática pedagógica do professor, na formação do aluno desejado. A abordagem normalmente é determinada pela direção da escola. Não é aconselhável que se faça um “misto” de abordagens; é importante que se siga uma linha pedagógica. Pode-se, no entanto, utilizar algum conteúdo ou alguma estratégia de uma ou outra abordagem, tendo sempre o foco da abordagem principal.

Psicomotricidade: voltada para o desenvolvimento motor, utilizando o convívio social e o desenvolvimento afetivo como contextos auxiliadores. Defende uma ação educativa, ajudando na afetividade, valorizando o desenvolvimento psicológico. Possui uma visão clínica, utilizando muitos testes em vários momentos, no sentido de detectar dificuldades motoras que influenciem no aprendizado em sala de aula, ou seja, conteúdos teóricos. Alega que o aprendizado efetivo só tem sentido se passar pela aprendizagem do corpo.

Desenvolvimentista: focada também na aprendizagem e desenvolvimento motor. Considera a fase de desenvolvimento em que cada criança se encontra, buscando uma correspondência com os aspectos físico, psíquico e afetivo da fase observada. Tem um olhar voltado para os movimentos das fases: fetal, espontâneos e reflexos, rudimentares, fundamentais e maduros. Dá pouca importância à influencia do contexto sociocultural sobre a aquisição das habilidades motoras.

Construtivista-interacionista: Parte do conhecimento que os alunos já possuem, ou seja, os jogos, as brincadeiras e atividades corporais que já vivenciam, trazendo novos conhecimentos e construindo juntos com os alunos os conhecimentos pertinentes à disciplina. É relevante a presença também da construção do conhecimento na interação aluno-aluno, já que se acredita (de acordo com as ideias de Piaget e Vigotsky) nessa interação para que a aprendizagem dos conteúdos se torne significativo. Essa abordagem perde em certa medida a especificidade corporal da disciplina, na medida em que se preocupa com os avanços cognitivos, tais como: aprendizagem da leitura, da escrita, da matemática, etc.

Crítico-superadora: Valoriza a contextualização dos fatos e do resgate histórico que influenciam as práticas corporais. Se preocupa em envolver seus conteúdos (práticas corporais) com a cultura corporal de movimento, trazendo um olhar político sobre as atividades motoras. Utiliza o discurso da justiça social, baseada no marxismo e neo-marxismo.

Crítico-emancipatória: valoriza a compreensão crítica do mundo e uma visão política que critique as limitações do capitalismo e da divisão da sociedade em classes. Se preocupa com a libertação e autonomia de pensamento do aluno (emancipação) no que se refere às limitações, imposições e coerções do sistema social. Também está preocupado com o desenvolvimento e contextualização da cultura corporal de movimento. Baseia-se nas ideias de Paulo Freire. A problematização dos contextos políticos, sociais, econômicos, etc., consiste no confronto e na discussão das diversas situações de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com